China e Estados Unidos trocam de papéis no cenário comercial mundial

0
523

A China anunciou na segunda-feira (02/04) a imposição de tarifas comerciais sobre um conjunto de 128 produtos americanos. A medida, que entrou em vigor ontem, é uma resposta à decisão do presidente americano Donald Trump em sobretaxar em 25% as importações de aço e 15% as de alumínio procedentes da China.

A Comissão de Tarifas Aduaneiras da China vai impor uma tarifa de importação de 25% sobre produtos como a carne suína. Foi anunciada também uma tarifa de 15% sobre a importação de 120 commodities, incluindo frutas.

O anúncio ocorreu depois de vários avisos do governo chinês nas últimas semanas, que já sinalizavam uma escalada na disputa comercial entre os países. De acordo com o Ministério do Comércio as medidas dos Estados Unidos violam regras relevantes da Organização Mundial do Comércio (OMC). O comunicado diz ainda que isso causou sérios danos aos interesses chineses. As tarifas impostas pela China são legítimas e têm como objetivo defender seus interesses, disse o ministério.

O governo brasileiro ainda não se posicionou de forma definitiva em relação a essa lista de itens, que serão sobretaxados ao entrarem no país asiático, caso forem provenientes dos Estados Unidos. A informação foi dada na última segunda-feira pelo secretário de Comércio Exterior do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Abrão Neto. Entre os produtos de interesse do Brasil estão carne suína, suco de laranja e frutas.

De acordo com Abrão, o Brasil ainda está avaliando o impacto da medida sobre a economia nacional. Ele afirma que mais do que o espaço que a medida pode criar para os produtos brasileiros, uma escalada na disputa comercial entre duas potências como a China e os EUA seria prejudicial a comércio mundial.

O secretário enfatiza que durante o mês de abril os negociadores brasileiros tentarão convencer as autoridades americanas a excluírem o país definitivamente da sobretaxa, tal como foi feito com México e Canadá.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil – Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.