Estudo mostra eficiência da rotação de crotalária com soja para a redução das populações do nematoide

A rotação de culturas é uma prática muito utilizada para recuperação de solos, evitando a redução da produtividade, contribuindo para o controle de plantas daninhas, insetos-praga e/ou doenças. Nesta prática, recomenda-se que sejam alternadas espécies de vegetais com propósito comercial e espécies de recuperação de solo na mesma área e, quando alguma praga está presente no local, é importante observar que a cultura seguinte não seja hospedeira do mesmo.

Diante dos mecanismos da rotação de cultura, pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma pesquisa para avaliar o efeito do uso de milho, milheto e crotalária (Crotalaria spectabilis) para rotação no cultivo de soja, em um campo naturalmente infestado pelo nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus).

Os resultados mostraram a eficiência do uso de crotalária para o controle do nematoide (o melhor desempenho foi da plantação realizada na primavera/verão), pois suas raízes hospedaram apenas 4,3% do número de nematoides visto em raízes de soja. Já no caso do milheto ADR 300 foi possível notar maior desenvolvimento dos nematoides quando plantado no outono, em comparação com o milheto plantado na primavera, reflexo da redução natural da população de P. brachyurus pelo pousio do solo. Nos testes realizados com o milho, constatou-se, que não é aconselhável esta sequência, pois favorece o aumento das populações do nematoide das lesões radiculares.

Este estudo mostra que a rotação de culturas com soja e crotalária leva à redução da infestação por P. brachyurus, fato muito relevante, pois este é o fitopatógeno mais frequente em campos de soja, podendo causar perdas de até 30% da produção.

O trabalho é dos autores Guilherme Lafourcade Asmus, Mário Massayuki Inomoto e Edson Pereira Borges  e pode ser acessado na página da Embrapa.

Para saber mais: Asmus et al. (2016)

Fonte: Portal Defesavegetal.net

Texto originalmente publicado em:
Portal Defesavegetal.net
Autor: Guilherme Lafourcade Asmus; Mário Massayuki Inomoto; Edson Pereira Borges

1 COMMENT

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.