Os fungicidas foram perdendo eficiência no controle da ferrugem ao longo do tempo. Quanto mais se utiliza o mesmo produto, maior é a chance do fungo se tornar resistente

No Encontro de Verão deste ano, uma estação de pesquisa falou sobre a utilização de fungicidas, destacando a importância de programas e rotação de mecanismo de ação na aplicação de fungicidas. O objetivo foi mostrar a necessidade da utilização de diferentes combinações de produtos aumentando, assim, a quantidade de mecanismos de ação na aplicação dos fungicidas. A prática contribui ainda para a longevidade dos produtos e reduz a pressão de seleção. A mensagem é: se não fizer isso corretamente continuará com alta pressão de seleção e novas resistências irão surgir, ou seja, cada vez mais teremos menos produtos e soluções.

“Os fungicidas foram perdendo eficiência no controle da ferrugem ao longo do tempo. Quanto mais se utiliza o mesmo produto, maior é a chance do fungo se tornar resistente. Utilizando o conhecimento,  podemos rotacionar os fungicidas e os mecanismos de ação. Quanto mais se diversifica, mais alterna os princípios ativos para o controle da ferrugem asiática, menor o risco que o produtor fica exposto”, destaca o engenheiro agrônomo José Marcelo Fernandes Rúbio, encarregado do Detec em Mamborê (Centro-Oeste do Paraná) e coordenador da estação.

Foram apresentados 12 programas de controle utilizando diferentes tipos de mecanismo de ação. “Todos os tratamentos têm custo semelhante e apresentaram bons resultados”, assinala Rubio. Ele ressalta que não há previsão de novos produtos para os próximos anos e reitera a importância de se rotacionar os existentes para manter a eficiência no controle da ferrugem. “O cooperado deve procurar a assistência técnica da Coamo para ver qual a melhor combinação. Todas são viáveis, mas para cada região há um melhor tratamento”, diz.

Fonte: COAMO
Texto originalmente publicado em:
COAMO
Autor: COAMO

NO COMMENTS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.