Cercosporiose e mancha púrpura afetam a qualidade das sementes?
Conhecida principalmente por seus danos nas folhas da soja, característicos de manchas foliares, a cercosporiose, causada pelo fungo (Cercospora spp.) é uma doença do complexo de doenças de final de ciclo da soja (DFCs), que pode acometer tanto folhas, quanto pecíolos, hastes, legumes e sementes de soja, podendo em alguns casos, resultar na desfolha prematura da planta, impactando significativamente sua produtividade.
Conab: colheita de grãos da safra 23/24 será menor do que o estimado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita de grãos na safra 2023/2024 será 6% inferior ao volume colhido no período anterior. A previsão consta do 5º Levantamento da Safra de Grãos que a estatal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar divulgou nesta quinta-feira (8).
Confira a análise completo aqui.
Percevejo-marrom em soja: entenda um pouco mais sobre esta importante praga
Conhecido popularmente como percevejo-marrom, o percevejo Euschistus heros é considerado uma das principais pragas da soja, especialmente no Sul do Brasil onde as condições edafoclimáticas favorecem o seu desenvolvimento. Os danos em decorrência da incidência do percevejo-marrom, podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. Além de reduzir a produtividade da soja, os percevejos podem reduzir significativamente a qualidade fisiológica das sementes, afetando principalmente, germinação e vigor. Confira o texto completo aqui.
IBGE prevê safra de 303,4 milhões de toneladas para 2024
O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos, somados, representam 91,8% da estimativa da produção e respondem por 86,9% da área a ser colhida. Frente à 2023, houve acréscimos de 8,5% na área a ser colhida do algodão herbáceo (em caroço), de 4,3% na do arroz em casca, de 3,5% na do feijão, de 0,6% na do trigo e de 1,3% na da soja, ocorrendo declínios de 4,5% na área do milho (queda de 7,1% no milho 1ª safra e de 3,7% no milho 2ª safra) e de 5,5% na do sorgo.
Confira os números completos aqui.
Agricultor tem momento favorável para compra de fertilizantes
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) em janeiro de 2024 ficou em 0.95, número 4% menor sobre igual período do ano anterior. O indicador aumentou em média 7% sobre o verificado em dezembro. Nos níveis atuais, a relação de troca dos principais produtos continua favorável. Durante o ciclo, houve pequena queda nas médias de preços dos fertilizantes e das commodities agrícolas, ambos considerados no cálculo, e quanto menor o IPCF, melhor é a relação de troca para o agricultor rural, especialmente quando fica abaixo de 1.
Confira o texto completo aqui.