Tripes na Cultura da Soja

As tripes, pertencentes à ordem Thysanoptera, são consideradas pragas secundárias na cultura da soja, causando prejuízos sem representar danos econômicos significativos. No entanto, em situações de grandes infestações, suas consequências podem ser preocupantes. Embora alguns cultivos, como hortaliças, algodão e feijão, já tenham acompanhado a ocorrência de tripes durante seu ciclo de desenvolvimento, a incidência desses insetos na cultura da soja tem aumentado nas últimas safras, intensificada por níveis reduzidos de precipitação, que favorecem o aumento da população.

Veja mais aqui.



Quais aspectos são importantes para a produtividade trigo?

O trigo (Triticum aestivum), destaca-se como uma das principais culturas de inverno e um dos grãos mais produzidos mundialmente. No Brasil, os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, destacam-se como os maiores produtores de trigo, concentrando aproximadamente 90% da produção nacional. De acordo com o Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos da CONAB (2023), área cultivada de trigo no Brasil na safra 2022/23 está estimada em 3.429,6 milhões de hectares, com uma produção esperada de 10.429,7 milhões de toneladas e uma produtividade média estimada em 3.041 kg por hectare.

Confira o texto completo aqui.


Primeira ocorrência de Cigarrinha-africana (Leptodelphax maculigera) é confirmada no Rio Grande do Sul

O setor de entomologia da CCGL – RTC (2023), confirmou o primeiro registro da presença de Cigarrinha-africana (Leptodelphax maculigera) nas lavouras de milho do Rio Grande do Sul. Até então, a ocorrência da cigarrinha-africana no Brasil havia sido relatada apenas no Estado de Goiás, Ferreira et al. (2023), afirmam que a cigarrinha-africana foi observada ocorrendo em espécies de grande importância econômica como milho, braquiária, capim elefante, cultivar BRS Capiaçu e feijão.

Texto completo aqui.


Manejo de Azevém (Lolium multiflorum) no Trigo

O azevém (Lolium multiflorum), é uma espécie de clima temperado e possui distribuição no país predominante nos estados da região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul (Trentin & Tocchetto, 2014). De acordo com Lorenzi (2014), o azevém (Lolium multiflorum), também conhecido como jôio, azevém-anual ou azevém-italiano é uma planta herbácea, pertencente à família Poaceae. Possui porte ereto, alcançando alturas que variam de 30 a 90 cm, e forma pequenas touceiras durante a primavera. Suas folhas apresentam uma textura áspera na face superior e bainhas achatadas, medindo de 10 a 20 cm de comprimento, sua reprodução ocorre através das sementes.

Confira o manejo completo aqui.


Quais as Principais Características do Sorgo?

Dos 30 aos 70 dias, ocorre o acúmulo de matéria seca e nutrientes na planta, ocorre também a diferenciação floral, ao final dessa fase, surge uma panícula, e o florescimento se inicia, direcionando os nutrientes acumulados nas folhas e colmos para o desenvolvimento das panículas.  Aproximadamente aos 90 dias após a emergência, a planta atinge sua maturidade fisiológica, sendo que o momento ideal para colheita varia dependendo do tipo de cultivar e sua finalidade de uso.

Veja mais clicando aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.