Uma das principais ferramentas no manejo da fertilidade do solo é o Calcário, um dos mais conhecidos fertilizantes utilizados para a correção da acidez do solo. O fertilizante é tão importante no meio agrícola que tem até dia comemorativo, dia 24 de maio é considerado o dia do Calcário Agrícola.

Mas você conhece os benefícios do uso desse corretivo e fertilizante?

O principal benefício trazendo pela utilização de calcário é a elevação do pH do solo. Solos com pH abaixo de 6, tendem a ter menor disponibilidade de nutrientes para as plantas, mesmo em áreas de alta fertilidade do solo (figura 1).

Figura 1. pH x disponibilidade de nutrientes no solo.

Adaptado: CASARIN (2016).

A baixa disponibilidade de nutrientes se dá pelo aumento da disponibilidade de íons de H+ e Al+3 que são resultados da acidificação do solo. Além disso, em solos ácidos as plantas tendem a ter menor assimilação de nutrientes como Nitrogênio, Fósforo e Potássio, os principais macro nutrientes exigidos pelas plantas.

Figura 2. Relação do pH com a taxa de assimilação de nutrientes pelas plantas.

Fonte: Unical.

A menor taxa de assimilação de nutrientes implica em baixas produtividades das culturas agrícolas, diminuindo a rentabilidade do sistema de produção. Outros benefícios além da elevação do pH do solo são observados com o uso do Calcário Agrícola, sendo o calcário dolomítico muito utilizado para correção dos teores de Magnésio no solo e o calcário calcítico utilizado para a correção dos teores de Cálcio.

Outro benefício que a calagem traz é que a aplicação de calcário tende a favorecer o desenvolvimento radicular, fato confirmado por CAIRES et al. (2002) que observou melhor distribuição e crescimento de raízes de milho quando utilizada a calagem. Segundo BROCH et al (2008), a utilização de calagem também aumenta a disponibilidade de Fósforo para culturas como a soja e consequentemente aumento da produtividade da cultura em função da maior disponibilidade do nutriente. Além disso, CAIRES; FERRARI; MORGANO (2003) encontraram resultados que demonstram o aumento do teor de óleo nos grãos de soja quanto utilizada a calagem.

Veja também: Dia do Calcário chama a atenção para  qualidade do solo em tempos de pandemia.

Para culturas que necessitam de complementação da adubação nitrogenada como gramíneas de modo geral, os benefícios do calcário vão além, aumentando a absorção de nitrogênio para as plantas e a atividade da redutase de nitrito, conforme destacado por RAIJ (2011), (figura 3).

Figura 3. Relação entre a calagem e a absorção de nitrogênio e atividade da redutase de nitrito.

Fonte: RAIJ (2011).

Com base nisso, é possível compreender que a boa calagem é uma forte ferramenta para aumentar o aproveitamento de nutrientes pelas culturas agrícolas, seu enraizamento e maior volume de solo explorado, promovendo maiores condições para o aumento da produtividade. É essencial trabalhar com valores adequados de pH para não prejudicar o desenvolvimento das culturas e maximizar a assimilação de nutrientes, sendo o Calcário Agrícola o principal insumo para a correção da acidez do solo.



 

Referências:

BROCH, D. L. et al. INFLUÊNCIA NO RENDIMENTO DE PLANTAS DE SOJA PELA APLICAÇÃO DE FÓSFORO, CALCÁRIO E GESSO EM UM LATOSSOLO SOB PLANTIO DIRETO. Revista Ciências Exatas e Naturais, Vol.10 nº 2, 2008.

 

CAIRES, E. F. et al. CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO, CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DO MILHO DE ACORDO COM A CALAGEM NA SUPERFÍCIE EM SISMETA PLANTIO DIRETO. R. Bras. Ci. Solo, p.1011-1022, 2002.

CAIRES, E. F; FERRARI, S. A; MORGANO, M. A. PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA CALAGEM NA SUPERFÍCIE EM SEMEADURA DIRETA. Bragantia, Campinas, v.62, n.2, p.283-290, 2003.

CASARIN, V. DINÂMICA DE NUTRIENTES NO SISTEMA SOLO-PLANTA VISANDO BPUFs. IPNI – Brasil, Paragominas, PA, Ago. 2016.

RAIJ, B. V. MELHORANDO O AMBIENTE RADICULAR EM SUBSUPERFÍCIES. Informaçãoes Agronômicas, n. 135, set. 2011.

Sobre o autor: Maurício Siqueira dos Santos, Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM. Atualmente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM e Integrante da Equipe Mais Soja.

 

 

1 COMMENT

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.