Drakkar leva conceito de Agricultura Digital para o Show Safra BR 163

0
503
Foto Drakkar/Divulgação

As tecnologias da Agricultura Digital ajudam o produtor a produzir mais e também a melhor gerir suas propriedades. É dentro dessa ideia que a Drakkar está levando para o Show Safra BR 163 algumas de suas inovações que já estão sendo utilizadas de Norte a Sul do Brasil.

O debate sobre o aumento das produtividades agrícolas de soja no Brasil é recorrente. Antes baseado no aumento horizontal da produção com o ingresso de novas áreas, agora o momento é investir no aumento vertical da produtividade, buscando tetos de produção que passam dos 80 sacos/hectare. Há um bom tempo, muitos consultores tentam desvendar os SEGREDOS DAS ALTAS PRODUTIVIDADES, mas já se sabe que a fórmula para atingi-las vem por meio de investimentos em novas tecnologias, gestão de pessoas e dados transformados em resultados. Neste sentido, uma nova era se aproxima. A união da Agricultura de Precisão, da Internet das Coisas, e as Conectividades estão criando a Era da Agricultura Digital.

Entre os dias 21 e 14 de março, durante o Show Safra BR 163 em Lucas do Rio Verde/MT, a Drakkar estará apresentando os conceitos dessa nova etapa da Agricultura Moderna, puxada por projetos de Agricultura de Precisão bem consolidados, melhor uso das tecnologias já existentes no campo e uma nova geração de produtores afinados com os recursos online. “A visão como a Agricultura de Precisão é tratada dentro de um Projeto Tecnológico Drakkar, totalmente alinhado às demandas tecnológicas das fazendas, com recursos online de disponibilização de dados e informações, agora começa a fazer uma grande diferença no mercado”, salienta o engenheiro agrônomo, doutor em Ciência do Solo e presidente da Drakkar Alan Acosta. O Departamento de P&D da empresa atualiza anualmente os fatores de calibração de mapas variáveis de calcário, de fertilizantes e agora de semente. “Contamos com mais de 20 agrônomos especializados em adaptar nossas tecnologias de forma harmônica à realidade de nossos clientes, além de nosso sistema de amostragem de solo, simples e de qualidade que permite criar mapas diferenciados e com resultados claros”, relata.

A Drakkar trabalha constantemente para oferecer novas ferramentas que possam melhorar a eficiência gerencial dos seus clientes. Neste sentido, destaca-se o e-FARM, inovador sistema deGestão Agrofinanceira de Precisão, único totalmente web (online) que tem mais de 50.000 produtos pré-cadastrados, mais de 1.500 fungicidas, mais de 2.000 inseticidas e quase 400 cultivares possíveis de lançar. Um sistema que controla tanto a parte financeira, com a parte de manejo técnico, com relatórios e gráficos intuitivos, e uma plataforma amigável semelhante ao Facebook.

Taxa Variável de Semente: outra inovação drakkariana

De acordo com Alan Acosta, presidente da Drakkar, “em 2015, a equipe de P&D da Drakkar criou e testou o primeiro Mapa Diagnóstico de Recomendação de Semente, que mede o potencial produtivo dos talhões e sugere uma pré-recomendação de variação, que deve ser ajustada de acordo com a cultivar, época e condições de umidade de plantio”.

Os primeiros estudos desta tecnologia em áreas comerciais apresentaram ganhos de 2 a 10 sacos de soja de forma direta, isso que ainda está sendo aferido o sistema de recomendação. Atualmente, a Drakkar está conduzindo diversos ensaios pioneiros no Rio Grande do Sul e Mato Grosso em parceria com produtores: “Neste trabalho, além de desenvolvermos algoritmos para a distribuição de sementes, realizamos uma contagem de plantas posterior ao plantio, e mapeamos com precisão a colheita. Com os resultados de correlação, já estamos extremamente empolgados com as informações que esse projeto está nos trazendo. Não há dúvida de que a taxa variável de semente será uma das principais ferramentas da Agricultura de Precisão nos próximos anos”, esclarece Acosta.

A Drakkar é uma das principais empresas de Agricultura de Precisão do Brasil e está presente nos estados do RS, MT, GO, BA e RR. Acesse www.drakkar.com.br e www.efarm.agr.br e saiba mais sobre Agricultura Digital.

Fonte: Assessoria de Imprensa Drakkar

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.