Gênica coloca em evidência a importância e a eficiência do controle biológico

0
296

Toda lavoura sofre, em maior ou menor grau, com a incidência de pragas, doenças e plantas daninhas. Dessa maneira, um dos grandes desafios dos agricultores atualmente é garantir a vitalidade de suas plantações.

Nesse sentido, o controle biológico vêm ganhando espaço e constitui um dos pilares da estratégia de Manejo Integrado de Pragas e Doenças. Esse componente assume importância cada vez maior na sustentação desses programas de Manejo Integrado, especialmente em um momento que se discute muito a produção integrada rumo a uma agricultura sustentável.

O Controle Biológico consiste no uso de agentes biológicos de controle para prevenir, reduzir ou erradicar a infestação de pragas e doenças nas plantações. O uso de agentes biológicos de controle tem como resultado a redução da população da praga ou incidência de doença, mantendo um nível que não cause danos econômicos às culturas.

Fundada no ano de 2015, a Gênica Inovação Biotecnológica é uma startup de biotecnologia que desenvolve soluções sustentáveis e está instalada no AgTech Valley, em Piracicaba. Os responsáveis por dar o impulso inicial para a fundação da empresa foram os sócios Patrick Vilela, Fernando Reis e Carlos Alberto Labate, que sempre estiveram ligados ao setor do agronegócio e fomentavam o desejo de desenvolver tecnologias que pudessem colaborar com a evolução no campo.

A empresa nasceu com a proposta de ser uma oficina de inovação biotecnológica que propõe soluções que vão impactar positivamente diversas gerações e questionam os rumos do agronegócio nos últimos anos.

A Gênica possui em seu portfólio produtos biológicos que desempenham um papel importante no manejo do sistema de produção e que promovem o equilíbrio nutricional, graças à sua filosofia de utilizar plantas com baixas concentrações de aminoácidos livres e açúcares redutores, que atraem um menor número de insetos, pragas e patógenos. Uma planta bem nutrida tem melhor capacidade de capturar os aminoácidos livres, construindo cadeias polipeptídicas (proteínas) e aumentando naturalmente a resistência contra pragas e doenças. A desnutrição e outros fatores que impedem a síntese de proteínas, como o desequilíbrio do sistema de produção e condições climáticas adversas são responsáveis diretas pela ocorrência de doenças e o ataque de insetos.

A Gênica tem como lema manejar o sistema de produção utilizando racionalmente os defensivos químicos e as ferramentas biológicas, buscando ser pivô nas relações entre o meio ambiente, o homem e a produtividade. A empresa se tornou referência mundial em geração de tecnologia para agricultura. Oferece em seu portfólio produtos inovadores que demonstram o objetivo e foco da empresa em oferecer novas soluções.

A principal tecnologia da empresa é voltada para o desenvolvimento de fungos e bactérias para manejo de pragas e doenças na agricultura utilizada por produtores rurais de qualquer cultura. Com a utilização dessas tecnologias, a empresa visa propiciar aos produtores maior produtividade e redução custo, aumento da eficiência no controle e menos resíduos químicos nos alimentos.

Para mais informações acesse o site da Gênica.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja, com informações da Assessoria de Comunicação da Gênica Inovação Biotecnológica.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.