Influência do modo de aplicação de fertilizante fosfatado na produção de soja (Glycine max) em Sistema Plantio Direto e convencional no cerrado

0
570

O objetivo do presente trabalho foi avaliar os modos de aplicação de fertilizante fosfatado em variáveis de crescimento e produção da cultura da soja (Glycine max) sob SPD e SPC.

Autores: Neuzilene das G. Rossi1, Cesar C. Vilar2, Silvio Y. Ushiwata2, Julio C. X. Nabeiro1

endpd
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores

 O objetivo do presente trabalho foi avaliar os modos de aplicação de fertilizante fosfatado em variáveis de crescimento e produção da cultura da soja (Glycine max) sob Sistema Plantio Direto (SPD) e Convencional (SPC).

O trabalho consistiu de dois experimentos, instalados lado a lado: um solo cultivado em SPD; e outro preparado em SPC. Os tratamentos foram três modos de aplicação de superfosfato simples amoniado, na dose de 100 kg de P2O5 ha-1: T1- no sulco de semeadura; T2- incorporado; T3- a lanço após a semeadura e T4- sem aplicação de P. As variáveis analisadas foram: altura total de planta; altura de inserção da primeira vagem; número de vagens por planta; número de grãos por vagem; produtividade e o peso de 1.000 grãos.

As médias dos tratamentos para as variáveis analisadas no SPD e SPC foram consideradas abaixo da média esperada. Isso se deve ao déficit hídrico do qual a cultura sofreu em diferentes estádios, associado ao nível de P encontrado no solo.

Conclui-se que a cultura da soja apresenta diferentes respostas quanto ao modo de aplicação de fertilizantes, porém este não afeta o crescimento e a produtividade da cultura, quando outro fator é mais limitante, como a disponibilidade hídrica.

Palavras-chave: fertilidade, superfosfato simples, eficiência na adubação.

Informações dos autores:

1FABS/Unemat, Av. Expedição Roncador Xingu, CEP 78690-000. Nova Xavantina, MT.

2 Cesar C. Vilar 

Disponível em: Anais 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Palha, Ambiente e Renda. Santo Antônio de Goiás, GO. 2016.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.