Interferência das populações de plantas de milho e espaçamento entrelinhas no índice de área foliar 

0
462

O objetivo deste trabalho foi verificar a variabilidade espacial dos atributos físicos de um Latossolo Amarelo dos Tabuleiros Costeiros no Recôncavo Baiano.

Autores: Antonio F. L. Neto1, Eliza C. Frigeri2, Glaucia M. S. Santos3, Malena C. C. Rodrigues4, Marcos R. da Silva5, Temístocles J. L. Fernandes5

endpd
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

O objetivo deste trabalho foi verificar a variabilidade espacial dos atributos físicos de um Latossolo Amarelo dos Tabuleiros Costeiros no Recôncavo Baiano. O trabalho foi realizado em 2015 no Município de Cruz das Almas, BA.

O ensaio foi conduzido em Latossolo Amarelo no qual foram analisados os seguintes atributos: resistência mecânica à penetração (RP), densidade do solo (DS) e porosidade total (PT). Foi montada uma malha de amostragem equidistante de 20 x 20 m, perfazendo um total de 75 pontos georreferenciados.

A amostragem foi em duas profundidades, de 0 – 20 cm e de 20 – 40 cm de solo. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e a geoestatística. Os semivariogramas foram ajustados utilizando o interpolador geoestatísticos krigagem e gerados os mapas temáticos.

Observou-se que as variáveis avaliadas possuem grau de dependência espacial forte ou moderado, demonstrando que os valores apresentados ao longo da área não são aleatórios.

Com o aumento da RP e da densidade do solo houve redução da porosidade total, principalmente na profundidade de 20 – 40 cm. Estas comprovações indicam uma faixa de compactação.

Constata-se a necessidade de intervenção com práticas de manejo do solo que visem a descompactação da camada identificada.

Palavras-chave: física do solo, geoestatística, perfil do solo.

Informações dos autores:

1Rua Professor Antônio Heloi, 181 – Ap. 07, Residencial Gally, Primavera, Cruz das Almas, BA;

2Rua Amado Queiroz, 297 – Ap. 02, Residencial Prashadam;  

3Rua Amado Queiroz, 297 – Ap. 03, Residencial Prashadam, Tabela;

4Rua Rui Barbosa, 408, Centro, CEP 44380-000, Cruz das Almas, BA;

 5Rua Rui Barbosa, 710, Centro, CEP 44380-000, Cruz das Almas, BA. 

Disponível em: Anais 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, Palha, Ambiente e Renda. Santo Antônio de Goiás, GO. 2016.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.