Manual de Boas Práticas para a Classificação de Soja.

0
1220

Um manual inédito de boas práticas de classificação de soja foi lançado nesta quinta-feira (08/02), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. A elaboração da cartilha é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), OCB, Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra) e Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Em 40 Páginas, muitas informações – O manual esclarece a aplicação de procedimentos para o recebimento e a classificação de soja, conforme a Instrução Normativa (IN) 15/2004, a IN 11/2007 e a IN 37/2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A cartilha define termos e parâmetros de classificação, detalha os parâmetros e os ilustra com referencial fotográfico, estabelece os equipamentos utilizados na classificação e o processo de amostragem de soja. Além disso, o manual também trata de listas de insetos, pragas e de padrões de segurança do trabalho em amostragem de caminhões. Aborda ainda aspectos mínimos de qualidade e segurança para amostragem de soja.

O objetivo deste manual é estabelecer boas práticas padronizadas de amostragem e classificação entre as empresas membros da ABIOVE, ACEBRA, ANEC e OCB, inclusive seus terceiros, representantes e situações aplicáveis.

Destaca-se que seu conteúdo não encerra o assunto, já que existe a possibilidade de mudanças na legislação pertinente, que é a base para execução deste trabalho.

A qualidade do grão, medida corretamente na classificação, determina qual o processo mais indicado de recepção, limpeza, secagem, armazenagem, expedição e comercialização.

Os procedimentos para classificação de grãos devem ser realizados de forma transparente e confiável, obtendo como resultado uma classificação  justa e imparcial.

QUANDO E ONDE OCORRE A CLASSIFICAÇÃO?

Confira isso e muito mais clicando aqui, para acessar o Manual de Boas Práticas para a Classificação de Soja.

Fonte: Abiove.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.