InícioDestaqueNutrientes em soja: Demanda, funções e mobilidade

Nutrientes em soja: Demanda, funções e mobilidade

A demanda nutricional da soja varia em função da expectativa de produtividade e estádio do desenvolvimento da cultura. Alguns nutrientes, conhecidos como macronutrientes, são requeridos em maiores quantidades, já outros, popularmente conhecidos como micronutrientes, são requeridos em pequenas quantidades pela planta.

No entanto, ambos os nutrientes exercem funções essenciais no metabolismo vegetal, e a deficiência de algum deles pode limitar a produtividade da cultura, mesmo os demais estando disponíveis sob elevadas concentrações, fato conhecido como Lei do mínimo ou Lei de Liebig.

Dentre os macronutrientes mais requeridos pela soja, destacam-se Nitrogênio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio e Enxofre. Já os principais micronutrientes requeridos são Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco (tabela 1).

Tabela 1. Quantidade de nutrientes acumulada e exportada pela cultura da soja(1).
Fonte: Seixas et al. (2020)

undefined


Qual a função desses nutrientes em soja?

Bioquimicamente, os nutrientes desempenham funções metabólicas e/ou estruturais vitais para a planta. Alguns desses nutrientes estão diretamente relacionados com a constituição de proteínas, ácidos nucleicos e/ou reguladores enzimáticos, incluindo a participação no processo da fotossíntese (Tabela 2). Dependendo da natureza do nutriente, da sua função de mobilidade na planta, a carência de dado nutriente pode expressar sintomas visuais de deficiência nas folhas da planta.

Tabela 2. Função dos nutrientes em soja.
Fonte: Tagliapietra et al. (2022)
Mobilidade na planta

Nutrientes com baixa mobilidade na planta e/ou considerados imóveis, tendem a apresentar os sintomas de deficiência nas folhas mais jovens, enquanto, nutrientes mais móveis, tendem a expressar os sintomas de deficiência nas folhas mais velhas da planta (figura 1).

Figura 1. Local de visualização de sintomas de deficiência nutricional em plantas de soja, em função da mobilidade do nutriente na planta.

Conhecer a demanda e a importância desses nutrientes para a planta é essencial para o planejamento e ajuste de práticas de manejo. Em função da mobilidade na planta, a diagnose foliar pode ser uma ferramenta de manejo para identificar as limitações/déficits nutricionais em soja. Sobretudo, vale destacar que, visando ajustar os níveis nutricionais do solo, também é necessário atentar para a mobilidade dos nutrientes nele.

Mobilidade no solo

Nutrientes considerados imóveis, se alocados longe da zona radicular da planta, dificilmente serão absorvidos por ela. Sendo assim, deve-se conhecer a mobilidade dos nutrientes no solo a fim de estabelecer as melhores estratégias de adubação.

  • São considerados nutrientes de baixo mobilidadedo solo: Fósforo, Molibdênio, Cobre ferro, Manganês e Zinco;
  • Nutrientes de mobilidade intermediáriano solo: Nitrogênio na forma amoniacal, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre e Boro;
  • Nutrientes de alta mobilidadeno solo: Nitrogênio na forma nítrica e Cloro (SQM VITAS).

Confira abaixo algumas estratégias para a aplicação de fertilizantes, em sistemas de produção.

Figura 2. Estratégias de aplicação de nutrientes, visando maior absorção pelas plantas.
Fonte: SQM VITAS

Veja mais: Potássio no enchimento de grãos da soja



Referências:

SEIXAS, C. D. S. et al. TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE SOJA. Embrapa, Sistemas de Produção, n. 17, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 14/05/2024.

SQM VITAS. NUTRIÇÃO: MOBILIDADE DOS NUTRIENTES. Disponível em: < https://sqm-vitas.com.br/nutricao/mobilidade-dos-nutrientes/ >, acesso em: 14/05/2024.

TAGLIAPIETRA, E. L. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Ed. 2, Santa Maria, 2022.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares