Você sabe o que significa o termo plantabilidade? O professor  Paulo Arbex da UNESP (Universidade Estadual Paulista) explica mais sobre o assunto em mais um episódio da 2º temporada do Dicas Mais Soja – Ciência em prática: é possível produzir Mais Soja?

A plantabilidade diz respeito a deposição de sementes feita de maneira correta pela máquina com uma disposição longitudinal onde os espaçamentos entre sementes e linhas seja o mais homogêneo possível. A má distribuição longitudinal das plantas diminui a eficiência no aproveitamento dos recursos disponíveis, como água, nutrientes e luz.

Na cultura da soja, em especial, os aspectos relacionadas a plantabilidade vêm sendo negligenciados e o produtor deve atentar para tais fatores visto que esses interferem de forma crucial na produtividade. As principais perdas podem  devido a ocorrência de plantas duplas ou falhas na linha de semeadura.

Estudos indicam que o acúmulo de plantas pode provocar o desenvolvimento de indivíduos de maior porte, menos ramificados, com produção individual reduzida, menor diâmetro de haste, problemas com enraizamento e, portanto, maior propensão ao acamamento. Já os espaços vazios ou falhas, além de facilitar o desenvolvimento de plantas daninhas, levam ao estabelecimento de plantas de porte reduzido, com caule de maior diâmetro, mais ramificadas e com maior produção individual.

O professor ressalta que  o potencial de rendimento de uma lavoura é definido no momento da semeadura, sendo assim, uma boa plantabilidade aliada a sementes de qualidade garante alta produtividade.

O que é plantabilidade?

O potencial de rendimento de uma lavoura é definido no momento da semeadura, sendo assim, boa plantabilidade + sementes de qualidade = alto rendimento.Quer saber mais? Confere o curso do professor Paulo Arbex:http://bit.ly/plantabilidadeConfira as Dicas do professor Paulo Arbex da UNESP – Universidade Estadual Paulista, em mais um episódio da 2º temporada do Dicas Mais Soja – Ciência em prática: é possível produzir Mais Soja?

Posted by Mais Soja on Thursday, October 25, 2018


Quer saber isso é muito mais? Fique ligado no Dicas Mais Soja – Ciência em prática: é possível produzir Mais Soja? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhum de nossos conteúdos!



Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja.

1 COMMENT

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.