O PIB do agronegócio do estado de São Paulo cresceu 1,5% em 2019, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Esse é um resultado importante, tendo em vista que o PIB do setor vinha apresentando queda desde 2017. Diante disso, o agronegócio paulista representou 12% do PIB do estado de São Paulo em 2019, participação estável frente à observada em anos anteriores.

Assim como verificado para o PIB do agronegócio brasileiro, o setor no estado de São Paulo foi impulsionado pelo ramo pecuário, cujo PIB avançou 5,44% no ano. Pesquisadores do Cepea indicam que a pecuária foi favorecida em 2019 pela maior demanda externa por carnes, em decorrência da Peste Suína Africana (PSA) na Ásia.

ramo agrícola do agronegócio paulista também expandiu, mas de forma menos intensa: 0,6% em 2019. Neste caso, a influência veio do desempenho positivo “dentro da porteira”, tendo em vista o resultado fraco da agroindústria e dos agrosserviços. Pesquisadores do Cepea indicam que o avanço da agricultura, por sua vez, refletiu principalmente os desempenhos da cana-de-açúcar, da laranja e do milho.

O agronegócio paulista é caracterizado por grande predominância de atividades de base vegetal e dos segmentos a jusante da agropecuária (indústria e serviços), sendo um grande processador de matérias-primas de outros estados. Por isso, pesquisadores do Cepea ressaltam que, mesmo com o excelente desempenho dentro da porteira, sobretudo da pecuária, o crescimento do PIB do agronegócio de São Paulo em 2019 foi limitado pela estagnação agroindustrial e pela fraca expansão dos agrosserviços.

Tabela: Taxas de variação anuais do PIB do Agronegócio (2019/2018) – (de janeiro a dezembro de 2019)

Fonte: Cepea

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.