Previsão do tempo para o RS, PR e MT – De 18/09 a 21/09


Rio Grande do Sul

  • Terça: Ainda há chance de chuva em todas as regiões do estado.
  • Quarta a Sexta: Haverá predomínio de tempo seco, com a presença de sol e variação de nuvens.

No RS, o período de semeadura de arroz recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC-Arroz Irrigado) iniciou em 01/09. Como os últimos dias com chuva deixaram o solo úmido, os produtores de arroz devem atentar para a janela a partir de quarta, pois sábado poderá ocorrer chuva novamente. Segundo a Emater/RS-Ascar, continua o intenso avanço da semeadura mesmo com a umidade alta em decorrência das chuvas, onde 23% do milho já foi semeado e a condição de tempo da semana, a partir de quarta, favorece ainda mais para o avanço da semeadura. Segundo a Emater/RS-Ascar, 42% das lavouras de trigo se encontram na floração e 30% em enchimento de grãos, por isso é importante que os produtores de trigo atentem para o controle de doenças como a giberela. Os produtores de soja devem intensificar a revisão das plantadeira, pois dia 20/09/2018 inicia o período indicado pelo Zoneamento da Soja para semeadura em algumas regiões no RS.



Paraná

AVISO (17/19): Ainda há a possibilidade de temporais com vendavais no extremo noroeste do estado.

  • Terça: Ainda há possibilidade de chuva em todo o estado.
  • Quarta e Quinta: Não há previsão de chuva para o estado. A chuva deve voltar na sexta-feira, porém de fraca intensidade.

Segundo Deral (Departamento de Economia Rural), 93% das lavouras de milho estão em germinação e 7% em estágio vegetativo. No trigo, 15% das lavouras se encontram em floração, 41% em enchimento de grãos e 35% em maturação.

Mato Grosso

  • Terça: Há a possibilidade de temporais isolados com vendavais e raios no extremo sul do estado.
  • Quarta, Quinta e Sexta: Predomínio de tempo seco, podendo ocorrer pancadas de chuva durante o dia.

Os produtores de soja e milho devem atentar para os últimos detalhes antes da semeadura, como a revisão das plantadeiras, pois na próxima sexta, 21/09/2018, inicia o período recomendado para a semeadura das duas culturas no estado.


Esta é mais uma análise meteorológica da parceria Mais Soja + SimulArroz, as análises são semanais, aguarde e confira, toda segunda e quinta.

Acesse o facebook da Equipe SimulArroz, aqui.

Por: Stefanía Dalmolin da Silva é a meteorologista da Equipe SimulArroz, especialista em Agrometeorologia pela UFSM.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.