Rio Grande do Sul

A semana será de tempo instável em todo o estado, podendo ocorrer temporais acompanhados de vendavais.

As chuvas dos últimos dias beneficiaram as lavouras de soja e milho no estado. No milho, 4% da área já está sendo colhida e restam 2% do total a serem semeados. Uma parte expressiva das lavouras se encontram em enchimento de grãos (39%). Na soja, a cultura avança bem, apenas nas regiões da fronteira Noroeste e Missões algumas áreas necessitam pequenos replantios. Na soja, 17% se encontram em floração e 2% em enchimento de grãos. (EMATER-RS/ASCAR).



Paraná

Haverá a ocorrência de chuva fraca e isolada no estado paranaense.

Na soja, temos 31% em desenvolvimento vegetativo, 38% em floração e 28% em enchimento de grãos. É na fase de enchimento de grãos que a cultura da soja é mais sensível ao déficit hídrico. No milho, 30% das lavouras estão em floração e 32% em enchimento de grãos, é nesta fase em que a cultura do milho apresenta maior sensibilidade ao déficit hídrico (Departamento de Economia Rural – Deral).

Mato Grosso

Na terça e quarta as chuvas ficarão mais concentradas no noroeste do estado. Na quinta e sexta poderá ocorrer na totalidade do estado.

Minas Gerais

Há previsão de chuva fraca e esparsa em todo o estado. Na quarta há menos chance de ocorrência de chuva.

Goiás

Poderá ocorrer pancadas de chuva isoladas no estado.

 

Esta é mais uma análise meteorológica da parceria Mais Soja + SimulArroz, as análises são semanais, aguarde e confira, toda segunda e quinta.

Acesse o facebook da Equipe SimulArroz, aqui.

Por: Stefanía Dalmolin da Silva é a meteorologista da Equipe SimulArroz, especialista em Agrometeorologia pela UFSM.




Você sabe o que é IAF? Confira ao episódio do Ciência em prática com o Professor Alencar Zanon, um dos coordenadores da Equipe Simularroz.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.