Rio Grande do Sul

Continua a condição de instabilidade no estado, podendo ocorrer temporais de terça a quinta, podendo ser acompanhados de vendavais, granizo e tempestades de raios. Na quinta e sexta haverá uma intensificação no volume das chuvas, principalmente naquelas regiões que já estão sofrendo com a enchente das chuvas da semana passada.

No milho, mais da metades da área se encontram em floração e enchimento de grãos. É nesta fase em que as plantas são mais sensíveis ao déficit hídrico, e as chuvas que vem ocorrendo estão favorecendo o desenvolvimento da cultura. Na soja, mais de 30% da áreas se encontra em floração e enchimento de grãos.

Nas lavouras localizadas na metade norte a regularidade das chuvas e a alta temperatura favoreceram o estabelecimento das lavouras e fechamento das linhas que ficaram com baixa densidade. Nas lavouras na metade sul, a alta umidade e temperatura podem causar problemas fitossanitários. No arroz, as lavouras se desenvolvem de forma satisfatória, onde mais de 5% se encontram em enchimento de grãos (Emater/RS-ASCAR).



Paraná

De terça a quinta haverão episódios de nebulosidade, chuva fraca e isolada no estado. A partir de sexta a chuva se intensifica e ocorre em todo o estado.

Na soja, temos 11% em desenvolvimento vegetativo, 29% em floração, 43% em enchimento de grãos e 17% em maturação. No milho, inicia o plantio da época safrinha no estado, onde 3% do total já foi semeado.

O milho de primeira safra, 55% se encontra em enchimento de grãos e 8% em maturação. Houve antecipação da colheita da soja, principalmente devido a falta de chuvas que o estado andou enfrentando (Departamento de Economia Rural – Deral).

Mato Grosso

Há a previsão de chuva fraca e esparsa, podendo haver episódios de nebulosidade e presença do sol em algumas localidades.

Minas Gerais

Há previsão de chuva fraca e esparsa em todo o estado. Na sexta a chuva fica concentrada na faixa noroeste e sudeste do estado.

Goiás

Na terça e quinta há maior chance de chuva no estado, porém de fraca intensidade. Na quarta e sexta poderão ocorrer episódios de chuva em algumas localidades.

Esta é mais uma análise meteorológica da parceria Mais Soja + SimulArroz, as análises são semanais, aguarde e confira, toda segunda e quinta.

Acesse o facebook da Equipe SimulArroz, aqui.

Por: Stefanía Dalmolin da Silva é a meteorologista da Equipe SimulArroz, especialista em Agrometeorologia pela UFSM.




Quanto uma planta de soja consome de água para atingir altas produtividades de soja?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.