Qualidade da semeadura direta da soja em função da velocidade em  sistema de integração lavoura e pecuária

0
249

Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a qualidade da semeadura direta da soja em função de diferentes velocidades.

Autores: ¹Vanessa R. S. de Arruda, ²Zulema Netto Figueiredo, 2Taniele C. de Oliveira, 3Breno C. B. do Carmo, 3 Erick M. Samogim, 3Paulo C. L. Silva, 3Jane M. B. Vanini

endpd
Trabalho disponível nos Anais do Evento e publicado com o consentimento dos autores.

O Estado de Mato Grosso é o maior produtor de soja, sendo atualmente a cultura introduzida em áreas tradicionais de pecuária como a região sudoeste matogrossense. Entretanto é importante que a semeadura seja bem planejada e dimensionada no Sistema Plantio Direto em novas áreas de integração lavoura-pecuaria. Diante disso, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a qualidade da semeadura direta da soja em função de diferentes velocidades.

O experimento foi conduzido na safra 2015/16, em área comercial da fazenda Ressaca, no Município de Cáceres, MT, utilizando delineamento experimental de blocos casualizados, avaliando três velocidades de deslocamento 5 km.h-1, 6 km.h-1 e 7 km.h-1; com quatro repetições, utilizando uma semeadora pneumática de 22 linhas tracionada por um trator de 210 cv.

As variáveis avaliadas foram: Índice de velocidade de emergência, estande, altura da inserção da primeira vagem, altura de planta, produtividade e cobertura inicial do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e comparação de médias, pelo teste de Tukey, no nível de 5% de probabilidade.

Os resultados mostraram que a variação na velocidade não interferiu significativamente nas variáveis analisadas e é importante o planejamento para garantir a qualidade da semeadura direta.

Palavras-chave: Glycine max L., semeadoras, Sistema Plantio Direto.

Informações dos autores:

1Graduanda em Agronomia, Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas-Facabe, Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat;

2Professoras do curso de Agronomia, Facabe, Unemat, Cáceres-MT;

3Alunos do curso de Agronomia Facabe, Unemat, Cáceres-MT.

Disponível em: Anais 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, Palha, Ambiente e Renda. Santo Antônio de Goiás, GO. 2016.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.