Depois do oxigênio ele é o elemento encontrado em maior abundância na crosta da Terra. Entretanto, não é um recurso isolado na natureza; faz parte de minerais como a areia, granito, feldspato, quartzo e argila. Estamos falando do silício, componente importante no sucesso da agricultura do país.

Veja os benefícios do silício para a agricultura:

O silício tem papel fundamental para a produção agrícola. Sua aplicação contribui para o controle de pragas; aumento dos índices de produtividade; e para aprimorar a qualidade da produção agrícola.

Esse elemento químico tem participação importante no equilíbrio entre a planta e o ambiente. Sua presença é capaz de oferecer às plantações condições favoráveis para enfrentar e resistir às instabilidades tanto do solo quanto biológicas.

Ainda no aspecto da instabilidade, outra vantagem do silício diz respeito ao déficit de água nas culturas.  Pesquisas indicam que ele, quando presente em maior volume na terra, acumula-se na parede celular possibilitando menor perda hídrica em função da transpiração e atuando como um agente de ajustamento à escassez de água.



A fertilização realizada com o silício pode auxiliar na elevação dos parâmetros de resistência das culturas às diversas doenças fúngicas e tantas outras pragas.  Ao absorver o mineral a planta adquire uma proteção que pode diminuir a infecção de fitopatógenos, além de torná-la mais forte à seca.

Conheça a Tecnologia Exclusiva TMF

A Tecnologia Exclusiva TMF foi desenvolvida para resolver o maior problema atual do mercado agrícola brasileiro: SOLOS RASOS SEM FERTILIDADE. Os fertilizantes CALSITE e ISOFERTIL têm altíssima concentração de Cálcio (Ca) e conta com o Silício (Si) associado a sua tecnologia, proporcionando ao perfil do solo equilíbrio da saturação de base, anulação do Alumínio (Al) tóxico e liberação dos nutrientes fundamentais para a planta tendo sua ação na construção do perfil do solo, potencializando os efeitos dos fertilizantes tradicionais NPK, principalmente a liberação do fósforo (P) remanescente em profundidade.

Fonte: Assessoria de imprensa TMF Fertilizantes

Foto de capa: TMF Fertilizantes

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.