No campo, a aplicação de produtos químicos é uma tarefa crítica e requer cuidados especiais na preparação do equipamento. Desenvolvido pelos técnicos do INTA Hilario Ascasubi, o Criollo Atomizadores facilita a correta regulagem da máquina.

Destinado principalmente à proteção de cultivos, a aplicação de produtos químicos é uma tarefa crítica, pois envolve o manuseio e a liberação de produtos com certa toxicidade ao meio ambiente.

Para facilitar a regulação do equipamento e se preparar de acordo com a seleção adequada de parâmetros de pulverização, os técnicos desenvolverem um aplicativo para calibrar pulverizadores hidropneumáticos.

“Antes de iniciar a tarefa de pulverização agrícola, é necessário realizar a calibração e verificação do equipamento de acordo com as condições de trabalho”, disse Juan Pablo D’Amico, especialista do INTA que participou do desenvolvimento do novo aplicativo .



“Atomizadores Criollo” é um aplicativo projetado para dispositivos móveis que facilita a regulação adequada da máquina. “O aplicativo disponibiliza para o produtor as ferramentas necessárias para calcular a velocidade de avanço das máquinas, pressão de trabalho e volume de calda”, disse Santiago Crocioni, especialista em computação INTA Hilario Ascasubi, que também trabalhou no desenvolvimento do aplicativo .

Além disso, permite configurar o arco de spray com base em quatro diferentes codificações de pico (ISO, AMT, ATR e Disk e core).

“Há uma grande lacuna entre as práticas de aplicação de agrotóxicos geralmente realizadas e as práticas corretas ou recomendadas”, afirmou D’Amico.

Nesse sentido, analisou-se que, em escala global, há um crescente questionamento sobre o impacto dessas práticas, traduzidas em barreiras comerciais e maior controle sobre os padrões de produção com grande ênfase em atividades como a fruticultura.

“Como a maioria dos equipamentos não possui regulagem automática desses parâmetros e o operador deve realizar os cálculos manualmente, o aplicativo permite que você verifique os picos e calcule as misturas do caldo”, explicou D’Amico.

Em condições de campo, a execução desses procedimentos é complexa. “Muitas vezes, a falta de ferramentas de computação para calcular e gerenciar informações é contra a precisão dos cálculos e a fidelidade dos registros”, disse Crocioni.

“Como adicional, o aplicativo tem uma calculadora de mistura de pulverização e um gerente que permite você armazenar e compartilhar informações via e-mail ou redes sociais , ” Crocioni, acrescentando disse: “atomizadores Criollo é compatível com dispositivos móveis e Sistema operacional Android e está disponível no PlayStore para download gratuito. “

Segundo técnicos, o desenvolvimento App é flexível e intuitiva o suficiente para se adaptar à regulamentação dos equipamentos usados ​​em uma variedade de economias regionais, como fruticultura, citrus, olivicultura e viticultura, entre outros.

Fonte: Adaptado de INTA Argentina

Tradução: Equipe Mais Soja

Texto originalmente publicado em:
INTA Argentina
Autor: Inta

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.