Startups do Agronegócio: conheça a Agextec

A AgexTec é a representante autorizada da empresa americana Next Season Systems (NSS). Fundada em meados de 2016, a AgexTec é composta por três funcionários e o modelo de negócio é de assinatura por safra. Os aplicativos são desenvolvidos para otimizar as práticas agrícolas de forma personalizada, maximizando a eficiência do manejo em cada lavoura.

Os fundadores Consuelo Romero e Guillermo Antonio Baigorria foram por muito tempo pesquisadores em projetos internacionais focados em questões como modelos de previsões climáticas, variabilidade climática, efeitos do clima sobre as culturas, modelagem de culturas e as interações baseadas nas características dos solos em diferentes regiões do planeta. Há alguns anos, perceberam que poderiam transformar essas experiências e o conhecimento adquirido em soluções digitais capazes de otimizar a tomada de decisão do agricultor.


Você sabe o momento exato da aplicação? Considera a sua aplicação eficiente? Saiba mais aqui.


Essa mudança de foco, das renomadas e restritas revistas científicas internacionais para agricultores que se arriscam a cada safra pelo sustento, faz com que um número muito maior de pessoas sejam beneficiadas pelas nossas soluções digitais da agricultura 4.0. Primeiramente foi criada nos Estados Unidos, a empresa Next Season Systems LLC (NSS), a qual desenvolve soluções em TI para o agro capazes de auxiliar na tomada de decisão. Essas soluções integram a genética, as previsões climáticas, as características do solo, as práticas agrícolas realizadas e o tempo, para de forma dinâmica, otimizar, alertar e aumentar a assertividade do manejo.

Buscando expansão pela América Latina, foi criada no Brasil a empresa AgexTec, como representante oficial da americana NSS. O propósito da AgexTec é oferecer um pacote cada vez mais completo de soluções em TI para o agro, trazendo recomendações personalizadas para cada lavoura. Assim de acordo com as características do solo e clima, cada lavoura recebe as melhores datas de semeadura, seleção de cultivares (G.M.), recomendação de fertilização de acordo com o orçamento e a expectativa de rendimento, otimização de sistemas de irrigação, alertas para práticas agrícolas mais assertivas. O que torna o uso de insumos e defensivos agrícolas mais eficiente a um custo ínfimo  se comparado ao investimento que é feito na lavoura todos os anos.

A principal tecnologia da empresa são os softwares que sincronizam informações e enviam alertas para garantir tomadas de decisões mais assertivas. O sistema utiliza a previsão de diferentes variáveis (manejo fitossanitário e estresses da lavoura) e envia alertas com até 9 dias de antecedência ao cliente, garantindo a otimização das práticas agrícolas durante toda a safra.

Além do sistema de alertas, o cliente tem acesso a condição diária de cada lavoura que inclui: o estádio de crescimento e desenvolvimento, o balanço hídrico, o balanço de nitrogênio e se existe alguma necessidade de nutrientes durante o ciclo. O sistema também fornece diversos índices agroclimáticos como probabilidade de geada, soma térmica, previsão de chuva e do número de dias chuvosos mensais, com o intuito de auxiliar o tomador de decisão.

A combinação dessas ferramentas faz com que o agricultor tenha acesso a mais informações da lavoura, seja alertado, se prepare e consiga efetuar as práticas agrícolas de forma mais assertiva que o habitual. O principal objetivo do sistema é que o aumento de informações contribua para otimização e redução de desperdícios durante as práticas agrícolas desde o planejamento da safra até a colheita.

Acesse o site da Agextec para mais informações.

Redação: Bruna Eduarda Meinen Feil, Assessora de Comunicação Equipe Mais Soja com informações da Agextec.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.