A variação das condições climáticas pode auxiliar ou prejudicar a produção vegetal, possibilitando o melhor crescimento e desenvolvimento vegetal, ou até mesmo os prejudicando e depreciando a produção agrícola. Com isso em vista, o monitorara as condições de clima e tempo é essencial para o posicionamento de práticas culturais e de manejo, visando o melhor desempenha da cultura no campo e produtividade da lavoura.
No 9° ClimaCast – RTC, o Doutor Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e professor da ESALQ/USP traz atualizações referentes a previsão de tempo para os próximos dias para algumas regiões de cultivo do Rio Grande do Sul. Conforme destacado pelo Doutor Sentelhas, embora algumas regiões do RS tenham observado uma boa distribuição de chuvas nos últimos dias do mês de março, o volume de chuvas ainda é inferior ao considerado normal para o mês de março.
Contudo, Sentelhas destaca que as previsões para os próximos 30 dias indicam bom volume acumulado de chuvas, aumentando a disponibilidade de água no solo, porém, variando entre regiões de cultivo. Tendo em vista que grande parte das lavouras de soja encontram-se em final de ciclo, encaminhando-se para colheita, elevados volumes de chuva podem prejudicar o processo de colheita, afetando inclusive a qualidade da soja produzida.
Com relação aos fenômenos climáticos, Sentelhas explica que “a tendência é que se mantenha uma condição de neutralidade, praticamente até o final do ano”. Já se tratando da produtividade média de soja, a estimativa obtida por modelo matemático indica a produtividade média de 57 sc/ha-1 para o RS, demonstrando um cenário otimista com relação a produtividade da soja, representando um aumento médio de 55% em relação a produtividade da safra anterior.
Figura 1. Estimativa de produtividade de soja para a safra 2020/2021 e aumento percentual de produtividade em relação a safra 2019/2020 para diferentes regiões de cultivo do Rio Grande do Sul.

Tendo em vista as previsões para os próximos dias, casos essas se concretizem, projeções otimistas indicam boa produtividade de soja para a maioria das regiões do Rio Grande do Sul, entretanto, deve-se atentar para lavouras em final de ciclo, visando evitar perdas qualitativas decorrentes da ocorrência de chuvas no momento da colheita.
Confira o vídeo abaixo com as contribuições do Doutor Paulo Cesar Sentelhas e as previsões de tempo para sua região de cultivo.