A colheita do arroz no Estado se encaminha para o final, com 92% concluídos e produtividade muito satisfatória. Apesar da previsão de estiagem, a irrigação das lavouras, mesmo com restrição, foi efetiva.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a colheita avançou mais lenta durante a semana de 12 a 18/04, em parte prejudicada pelas precipitações, mas também pela espera da finalização de ciclo do cereal nas lavouras semeadas no final do período recomendado ou nas quais o processo de irrigação sofreu atraso por limitação hídrica. A colheita foi interrompida em parte das lavouras devido à alta umidade dos grãos, próxima a 24%, situação que implicaria em altos descontos de secagem e afetaria a qualidade, com maior índice de grãos quebrados e gessados. Devido a esses fatores, estima-se que a operação de colheita, que aumentou para 88% da área, ainda se estenda até o final de abril. As produtividades são consideradas muito satisfatórias, e em vários municípios são obtidas médias de produtividade acima do previsto. Na Campanha, produtores estão encerrando os trabalhos de irrigação das lavouras que chegam à fase de maturação visando a economia de água para a próxima safra, considerando a previsão de chuvas abaixo da média para os meses de outono e o baixo nível em que se encontram os reservatórios.

Na de Soledade, terceira semana consecutiva de atividades intensas de colheita. O predomínio de tempo firme favoreceu essa operação, que atinge 85% da área. A produtividade e a qualidade do grão são ótimas.

Na de Santa Maria, a colheita atingiu 90% da área. O produto colhido é de boa qualidade. Em Cachoeira do Sul, já foram colhidos mais de 85% da área.

Na de Pelotas, a colheita do arroz segue em ritmo bastante intenso, beneficiado pelas condições de clima mais seco, sem chuvas durante a semana. Estão colhidos 77% das áreas; em Amaral Ferrador, 100%; em Pelotas, 96% e em São Lourenço do Sul, 95%.

Na de Porto Alegre, a colheita está bem avançada – 82% dos cultivos, e há estimativa de conclusão nessa semana, devido às condições climáticas. Os resultados da colheita são bons. O baixo nível dos reservatórios e arroios para irrigação, aliado ao aumento de área de cultivo, gerou preocupação entre os agricultores, mas ao contrário do esperado, confirma-se a boa safra em termos de produtividade. O estado fitossanitário é muito bom.

Na regional de Santa Rosa, a colheita está sendo finalizada.

Mercado (saca de 50 quilos)

No levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, o preço médio do arroz apresentou preço praticamente estável em relação ao da semana anterior, passando de R$ 86,71 para R$ 86,73/sc.

Fonte: Emater/RS-Ascar  Informativo Conjuntural – nº 1655

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.