Em MT, a colheita segue em ritmo acelerado e é favorecida pelo tempo seco. As produtividades continuam a superar as estimativas iniciais. No PR, a semana sem precipitações favoreceu a perda de umidade dos grãos e o avanço da colheita em todo o estado. Em MS, a colheita ganha ritmo em grande parte do estado. Entretanto, no oeste, a alta umidade dos grãos impede um maior avanço. Em GO, a semana foi de evolução na colheita. Porém, as baixas temperaturas têm limitado a perda de umidade natural dos grãos e um maior avanço nas operações de trilha.

Em SP, algumas áreas de cultivo no sudoeste do estado foram afetadas pelas geadas, mas os impactos ainda não foram mensurados. Em MG, as áreas semeadas tardiamente começaram a ser colhidas com produtividades superiores às semeadas no início do ciclo. Em TO, a colheita avança em todas as regiões produtoras e, devido à falta de espaço nos armazéns, a utilização de silos bolsa têm aumentado para armazenar a produção. No MA, a colheita ocorre principalmente nos Gerais de Balsas com bons rendimentos e qualidade de grãos. Nas demais áreas, a cultura se encontra, principalmente, em maturação.

No PI, a colheita alcança metade da área cultivada e os rendimentos obtidos indicam possível recorde de produtividade para o estado. No PA, a colheita está perto da finalização nas regiões da BR-163 e Redenção, com ótimas produtividades obtidas. Nos polos de Paragominas e Santarém, algumas áreas ainda se encontram na fase final de enchimento de grãos. Apesar da redução das precipitações, as condições das lavouras são consideradas satisfatórias.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 14 de julho de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.