Há oito anos avaliado nos Ensaios Cooperativos de Rede do Consórcio Antiferrugem do Brasil, o fungicida de marca Fezan® Gold, da Sipcam Nichino, permaneceu entre as soluções de ponta mais efetivas no controle da ferrugem da soja nos testes e pesquisas da safra 2024-25. Conforme a empresa, seu fungicida, aplicado isoladamente, entregou eficácia média de 66% a 71% sobre a doença, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, entre os ciclos 2022-23 e 2024-25
Conforme o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, a tecnologia de base do fungicida, pioneira no mercado, a primeira a conter o ativo clorotalonil na formulação, reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio.
“Fezan® Gold segue um dos poucos a deter tais características e permanece no mercado com bom desempenho. Continua estratégico sobre a ferrugem”, diz Freitas. “Trata-se ainda de um dos poucos fungicidas, senão o único, a se manter nos Ensaios Cooperativos de Rede há tanto tempo com resultados consistentes”, ele acrescenta.
Conforme Freitas, Fezan® Gold está registrado também para outras culturas importantes: algodão, milho, amendoim, feijão, trigo e cevada. “Consiste ainda numa alternativa à escassez de fungicidas multissítio no mercado, problema recorrente na última safra e que tende a prevalecer no ciclo 2025-26.”
De acordo com o agrônomo, ao longo dos últimos oito anos o fungicida da companhia responde por uma produtividade média superior a 3,5 mil quilos por hectare nos Ensaios Cooperativos de Rede. Na safra 2024-25, esse dado chegou a 3,9 mil quilos por hectare.
“Entre as soluções ‘premium’, Fezan® Gold traz também relação custo-benefício favorável no controle da ferrugem e doenças de final de ciclo (DFC’s).” As análises da última safra, reforça Freitas, envolveram ainda outros 15 ingredientes ativos, avaliados por mais de 20 instituições de pesquisas.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Para mais informações sobre os ensaios, acesse: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1177349/1/Circ-Tec-219.pdf
Fonte: Assessoria de Imprensa Sipcam Nichino