O Porto de São Francisco do Sul reduziu em 70%, este ano, o tempo de espera das embarcações para o descarregamento de fertilizantes. O resultado foi obtido graças à edição de uma norma interna da diretoria do Porto, em abril, a pedido do governador Jorginho Mello, que deu preferência de atracação para os navios com fertilizantes, num dos berços do terminal. A informação é Cleverton Vieria, presidente do Porto e que está publica no site Porto.
Assim, de acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o tempo de espera, que em março chegava a 28 dias, diminuiu para oito dias em junho. Com essa mudança, o terminal portuário do Norte catarinense ficou mais rápido, por exemplo, do que o vizinho Porto de Paranaguá, que em junho demorou 12 dias, em média, para desembarcar um navio de fertilizantes. Até o mês de agosto, o desembarque de fertilizantes pelo porto do Norte catarinense alcançou 1,8 milhão de toneladas, o que representa 7% do total importado pelo país.
O produto, que é utilizado para melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura, tem como principais provedores a Rússia, Canadá e China, além de Estados Unidos e Marrocos. O restante dos fertilizantes é originário de países do Oriente Médio, como Israel, Omã, Arábia Saudita e Irã.
Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, a redução no tempo de espera dos navios assegura a diminuição dos custos de toda a cadeia logística envolvida com fertilizantes. “A medida tem impacto positivo no agronegócio catarinense e brasileiro, já que nosso porto é uma das principais portas de entrada do adubo no país”. Graças à relevante parceria na importação de fertilizantes, a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) homenageou o presidente Porto de São Francisco, nesta semana, durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que comemorou os 50 anos da entidade.
Fonte: Site do Porto de SFS, disponível em Fecoagro/SC