Em MT, o ritmo de plantio foi reduzido devido às condições climáticas desfavoráveis. No RS, o plantio teve seu início, principalmente, no Alto Uruguai e Missões, mas em ritmo lento. No PR, o plantio avança em todo o estado e a maioria das áreas são favorecidas pelas boas condições climáticas. Porém, algumas áreas do norte do estado apresentam sintomas de deficit hídrico devido às chuvas irregulares.
Em GO e MG, o plantio ocorre principalmente em áreas irrigadas. Em MS, a semeadura ganhou ritmo na fronteira sul do estado. No norte e leste, ele ocorre nas áreas irrigadas. Em SP, o plantio ocorre, majoritariamente, nas áreas irrigadas. Em SC, o plantio avançou timidamente na semana devido às precipitações constantes. Na BA, o plantio só ocorre em áreas irrigadas no oeste baiano. No TO, a volta das precipitações motivou os produtores a avançarem no plantio em grande parte do estado. No PA, o plantio acelera na região da BR-163 e foi iniciado no polo de Redenção.
Previsão Agrometeorológica de 13/10/2025 a 20/10/2025
Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos para o AC, Norte e Oeste do AM e Sul de RR. No AP, Norte do PA, Leste do TO e na Região Nordeste, predominam áreas com pouca ou nenhuma chuva prevista. O tempo quente e seco continuará favorecendo a maturação e colheita do milho terceira safra na região do Sealba, podendo restringir poucas áreas ainda em enchimento de grãos. No Matopiba, a umidade no solo permanecerá baixa, viabilizando a semeadura, principalmente, em áreas irrigadas.
Centro Oeste: Chuvas previstas no Sudoeste de MT, MS e Sul de GO contribuirão para a recuperação da umidade no solo e favorecerão a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Nas demais regiões, os volumes serão baixos, principalmente, no Leste de MT e Centro e Norte de GO.
Sudeste: Há previsão de volumes significativos de chuva em SP, especialmente, no Sul do estado, além do Sul de MG, RJ e Sul do ES, favorecendo a elevação do armazenamento hídrico, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e o desenvolvimento do café. No Norte de MG, os acumulados de chuva serão baixos ou inexistentes, persistindo a baixa umidade no solo.
Sul: Altos volumes de chuva são esperados em áreas do Norte, Leste e Sul do PR, além do Oeste do RS e de SC, podendo causar danos a lavouras de trigo. As chuvas contribuirão com a recuperação do armazenamento hídrico no Norte do PR e a manutenção da umidade do solo nas demais áreas da região. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 13 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab