No RS, com o aumento do volume de chuvas, a evolução do plantio foi mais lenta. Em algumas áreas da Região Sul e Planície Costeira, observa-se a substituição pelo cultivo da soja. Estão sendo realizados os tratos culturais como a aplicação de fertilizantes e o manejo da lâmina de água nas lavouras.
Em SC, o tempo mais chuvoso impediu o avanço da semeadura. Os dias com menor incidência de radiação solar e luminosidade acarretaram diminuição no ritmo de desenvolvimento vegetativo das plantas. Em GO, a semeadura segue em ritmo lento, concentrando-se em São Miguel do Araguaia e nas áreas de tabuleiro a leste, além do plantio em áreas de pivô, como rotação e/ou condicionador de solo.
No MA, as lavouras irrigadas encontram-se em vários estádios fenológicos devido ao plantio escalonado. A colheita teve início nas áreas de Arari. Em parte das lavouras, houve o replantio de áreas por causa do ataque de pragas. No PR, o plantio se aproxima da finalização e as lavouras estão em boas condições. No TO, o plantio ocorre nas áreas com maior armazenamento hídrico.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 03 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab






