Folhas unifolioladas expandem-se (bordas das folhas não se tocam). Os cotilédones são a principal reserva de nutrientes para plantas de soja jovens (7 a 10 dias após a emergência). Cotilédones danificados podem reduzir a produtividade.
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: estádio de emergência (VE) x práticas de manejo
Figura 1: Soja em estádio cotiledonar.

O estádio vegetativo denominado VC representa o estádio em que os cotilédones se encontram completamente abertos e expandidos. Uma planta é considerada em VC quando os bordos de suas folhas unifolioladas não mais se tocam.
Logo após a emergência (VE), o hipocótilo em forma de gancho endireita-se e cessa seu crescimento, enquanto os cotilédones dobram-se para baixo.
O desdobramento dos cotilédones expõe o epicótilo em crescimento (folhas jovens, haste e gema apical de crescimento localizada acima do nó cotiledonar). A posterior expansão e desdobramento das folhas unifolioladas marcam o início do estádio de abertura dos cotilédones (VC), que é seguido pelos demais estádios vegetativos numerados (V).
As reservas nutritivas armazenadas nos cotilédones suprem as necessidades da planta jovem durante os primeiros 7 a 10 dias depois de VE, ou até próximo ao estádio V1. Durante esse período, os cotilédones perdem 70% do seu peso seco.
A perda de um cotilédone tem pequeno efeito na taxa de crescimento da planta jovem, mas a perda de ambos os cotilédones no estádio VE, ou próximo dele, reduzirá os rendimentos em 8% a 9%.
Práticas de manejo
- Avalie se a emergência está adequada;
- O controle de plantas daninhas é importante antes e depois do estabelecimento da soja;
- Se o estande for inadequado a ressemeadura poderá ser necessária.
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, LinkedIn) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.
Foto de capa: Embrapa