Além da adequada escolha e posicionamento de produtos, para um adequado manejo fitossanitário da cultura da soja é necessário atentar para a tecnologia de aplicação. Assim como a correta calibração do pulverizador, o preparo da calda é de fundamental importância para a boa eficiência de aplicação e controle de pragas, plantas daninhas e doenças.

Para uma adequada aplicação de defensivos, deve-se levar em consideração atributos como pH da calda, tamanho de gota, volume de calda entre outros, sendo necessário em alguns casos fazer uso de ferramentas complementares como adjuvantes, principalmente se tratando do uso de herbicidas. Um adjuvante é qualquer substância ou composto sem propriedades fitossanitárias, exceto a água, que é acrescido numa preparação de defensivo agrícola, para facilitar a aplicação, aumentar a eficiência ou diminuir riscos (Kissmann, 1998).

Segundo Vargas & Roman (2006), existem diferentes tipos de adjuvantes, sendo eles divididos em dois grandes grupos, os modificadores das propriedades de superfície dos líquidos e os e os aditivo que afetam a absorção devido sua ação direta sobre a cutícula. Dentro do primeiro grupo, temos os surfatantes: espalhante, umectante, detergentes, dispersantes e aderentes, entre outros; já no segundo grupo temos óleo mineral ou vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros (Vargas & Roman, 2006).



Cada adjuvante apresenta suas características de uso e particularidades, podendo ser utilizados com o intuito desde o aumento da eficiência de aplicação, até a redução de deriva conforme observado por Gandolfo et al. (2013). Surfatantes podem aumentar a retenção da aspersão em superfícies foliares, aumentar a penetração em decorrência do aumento da área de contato com a folha através do maior espalhamento da gota, aumentar a penetração na cutícula entre outros, havendo diferentes surfatantes. Já Aditivos, especialmente os óleos, agem dissolvendo as gorduras componentes da cutícula e membranas celulares, eliminando as barreiras que diminuem a absorção dos herbicidas e provocam o extravasamento do conteúdo da célula e aumentando a absorção de herbicidas (Vargas & Roman, 2006).

Assim como o óleo, outros aditivos como o sulfato de amônio e uréia atuam possibilitando maior absorção dos produtos pelas plantas, contudo, cabe destacar que cada produto apresenta suas características e particularidades, podendo o uso excessivo de adjuvantes causar desde o escorrimento do produto até a elevação da sua toxicidade podendo esse perder a seletividade (Vargas & Roman, 2006).

O professor da Universidade Federal de Santa Maria, Adriano Arrué chama atenção para critérios os quais devem ser levados em consideração para a utilização de adjuvantes na cultura da soja. Segundo Arrué, é importante atentar para produtos que já tenham recomendações para uso de adjuvantes, bem como qual adjuvante é recomendado.

            Deve-se levar em consideração também qual o alvo a ser atingido, o momento de aplicação e as condições ambientais. Isso porque conforme destacado pelo professor, em condições adversas ou inadequadas para a aplicação de defensivos, o uso de adjuvantes pode ser extremamente benéfico para evitar perdas de produto.

Da mesma forma para condições de curta janela de aplicação ou previsões de chuva, visto que os adjuvantes tendem a aumentar taxa de penetração do produto evitando maiores perdas, “podemos perder menos por efeito de uma chuva inesperada após a aplicação se nos estivermos trabalhando com adjuvantes dentro da calda fitossanitária”.

Confira o vídeo abaixo com as dicas do professor Adriano Arrué.


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


Referências:

GANDOLFO, M. A. et al. INFLUÊNCIA DE PONTAS DE PULVERIZAÇÃO E ADJUVANTES NA DERIVA EM CALDAS COM GLYPHOSATE. Rev. Ciênc. Agron., v. 44, n. 3, p. 474-480, jul-set, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rca/v44n3/a08v44n3.pdf >, acesso em: 08/02/2021.

KISSMANN, K. G. ADJUVANTES PARA CALDAS DE PRODUTOS FITOSANITÁRIOS. Tecnologia e segurança na aplicação de agrotóxicos: novas tecnologias, Departamento de defesa fitossanitária, Sociedade de Agronomia de Santa Maria, Santa Maria, 1998. Disponível em: <  http://w3.ufsm.br/herb/Adjuvantes%20para%20caldas%20de%20produtos%20fitossanitarios%20-%20Kissmann.pdf >, acesso em: 08/02/2021.

VARGAS, L.; ROMAN, E. S. CONCEITOS E APLICAÇÕES DOS ADJUVANTES. Embrapa, Documentos, n. 56, 2006. Disponível em: < http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do56.pdf >, acesso em: 08/02/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.