No RS, a colheita segue evoluindo rapidamente devido às condições meteorológicas favoráveis para a realização da operação. Nesta safra, o número de áreas com plantas acamadas está menor, não existindo a necessidade de diminuir a velocidade das colhedoras para juntar as plantas.
A qualidade dos grãos segue heterogênea, enquanto em algumas áreas se observam rendimentos de grãos inteiros inferiores a 50%, em outras o índice é superior a 60%. As irrigações intermitentes e as altas amplitudes térmicas são as principais razões para as perdas de qualidade observadas. As produtividades seguem muito boas.
Em SC, o tempo mais seco e as altas temperaturas favoreceram o avanço da colheita. Atualmente, está concentrada no Sul do estado e as produtividades, apesar de variadas, continuam elevadas. No TO, observa-se algumas lavouras em desenvolvimento vegetativo, pois foram semeadas em fevereiro, após a colheita da soja. Em MT, a colheita do cereal começa a avançar. Em GO, a colheita foi iniciada em áreas de pivô com boas produtividades sendo alcançadas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 24 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab