A semeadura está prestes a ser concluída, e as estimativas indicam que 95% da área planejada foi semeada. A readequação de áreas afetadas pelas torrentes de maio, nas regiões Centro e dos Vales, causou atrasos na implantação, assim como as precipitações durante o período, que impediram a finalização do plantio em alguns municípios. Adicionalmente, a execução de manejos culturais essenciais, como a aplicação de herbicidas e fertilizantes nitrogenados nas lavouras já estabelecidas, exigiu a atenção dos rizicultores, o que resultou no adiamento de algumas operações de semeadura. No entanto, de forma geral, as práticas estão sendo realizadas conforme o cronograma estabelecido.

As chuvas significativas contribuíram para a saturação da umidade do solo, viabilizando o início da irrigação e favorecendo a germinação e a emergência nas áreas onde o solo permanecia seco após o plantio. Esse cenário ajudou a evitar a necessidade de irrigação suplementar, a qual geralmente demanda volumes consideráveis de água dos reservatórios.

O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, ainda se observa movimento residual de semeadura em alguns municípios. Em Alegrete, 99% dos 53.800 hectares previstos foram semeados. Em São Borja, 98% dos 33.500 hectares foram implantados. Em São Gabriel, as chuvas interromperam o plantio apenas no final da tarde de 01/12. Durante o restante do período, os produtores seguiram com as semeaduras, inclusive no período noturno, para concluir as operações.

Na região da Campanha, os produtores aproveitaram a sequência de dias secos, após as chuvas pontuais em 25/11, para finalizar a semeadura das últimas lavouras, abrangendo área de 58.892 hectares nos sete municípios da região. As lavouras apresentam bom estande, e as condições climáticas foram favoráveis à execução dos tratos culturais. Em Dom Pedrito, algumas lavouras foram afetadas pelas chuvas intensas de 01/12, que causaram danos em taipas e canais de irrigação, além de impactos em estradas internas das propriedades.

Na de Pelotas, a semeadura atingiu 99% da área prevista para a safra. Restam concluir os plantios em Tavares, Santana da Boa Vista, Rio Grande, Jaguarão e Herval. As condições climáticas, caracterizadas por dias ensolarados e pelo prolongamento das horas de luz solar, têm sido extremamente favoráveis para o desenvolvimento vegetativo das lavouras.

Nas regiões de Santa Maria e Soledade, a área semeada está em 80% e 98% respectivamente. As lavouras apresentam boas condições de germinação e desenvolvimento.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu de 3,89%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 108,25 para R$ 104,04.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1844 Emater/RS completo, clicando aqui!

Fonte: Emater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1844

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.