Os baculovírus são vírus encontrados naturalmente no meio ambiente e utilizados como agentes de controle biológico, tanto em culturas agronômicas (como soja e milho) quanto em espécies florestais. Os baculovírus possuem de 80 a 180 genes, 38 desses sendo denominados “core genes” e encontrados em todas as espécies de baculovírus.
Esses vírus possuem um corpo de oclusão (OB) de formato poliédrico (nucleopoliedrovírus) ou granular (granulovírus) e tem a função de proteger os vírions das adversidades do ambiente. Dentro dos OBs estão os ODVs (vírus derivado de oclusão) responsáveis pela infecção oral ou primária, e na fase tardia são produzidos os BVs (vírus brotados), responsáveis pela infecção sistêmica ou secundária (ROHRMANN, 2019).
Figura 1: Morfologia do corpo de oclusão de um nucleopoliedrovírus e os fenótipos virais ODV e BV.
Fonte: Lucas Boeni.
Alguns baculovírus são mais utilizados que outros devido à sua maior eficácia de controle, como o AgMNPV, baculovírus que controla a lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis). O sucesso da utilização do vírus para o controle da lagarta-da-soja se deve principalmente pelo alto potencial de infecção do vírus e pela ausência de genes quitinase e catepsina, que impede o rompimento do tegumento das lagartas após a morte do inseto, permitindo a coleta dos poliedros alocados nas lagartas mortas no campo e podendo, assim, ser utilizados em novas aplicações (OLIVEIRA et al., 2003).
Testes para quantificar o número de poliedros necessários para matar uma lagarta de A. gemmatalis foram realizados na EMBRAPA-Soja, Londrina – Paraná. Para realizar o bioensaio foram utilizadas doses extremamente baixas de poliedros/mm² (OBs/mm²), administradas às lagartas na forma de dieta artificial (Tabela 1).
Tabela 1: Concentrações utilizadas no bioensaio AgMNPV x A. gemmatalis
Tratamento | Dose (OBs/mm²) |
1 | 1 |
2 | 3 |
3 | 6 |
4 | 12 |
5 | 25 |
6 | 50 |
7 | 100 |
Fonte: Lucas Boeni.
A CL50 (Concentração Letal necessária para matar 50% da população) foi estimada em 3 OBs/mm², e demorou de 7 a 10 dias para matar todas as lagartas na maior concentração. Em doses maiores, como 5.000 OBs/mm², as lagartas morriam em um dia após infecção. Lembrando que essas são doses extremamente baixas, pois em experimentos onde foram testados vírus para diferentes espécies de lagartas, como por exemplo, vírus AgMNPV para controle de lagartas do complexo Spodoptera (S. frugiperda, S. cosmioides e S. albula), foram utilizadas doses de até 10 milhões de OBs/mm² ou OBs/mL; mesmo assim, o vírus AgMNPV não foi capaz de infectar insetos do gênero Spodoptera.
Portanto, os baculovírus são organismos altamente seletivos, sendo que cada tipo de vírus controla determinada espécie-praga com alta eficácia. As características genéticas do AgMNPV, somadas ao seu elevado potencial de infecção, levaram ao sucesso da sua utilização como controlador biológico. Outros vírus necessitam ser sequenciados e estudados para possibilitar sua utilização como agentes de controle biológico.
Os produtos formulados à base de baculovírus apresentam maior eficácia de controle quando as lagartas são pequenas, com até 1 cm de comprimento. As aplicações de baculovírus são feitas normalmente após as 16 h, preferencialmente à tardinha, quando há baixa incidência de raios ultravioletas (UV) cuja ação reduz a viabilidade dos organismos.
Elaboração do texto: Lucas Boeni, Mestrando PPGAgro – UFSM
Revisão: Henrique Pozebon, Doutorando PPGAgro – UFSM e Prof. Jonas Arnemann, PhD. e Coordenador do Grupo de Manejo e Genética de Pragas – UFSM
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, JV de C., et al. Genome of the most widely used viral biopesticide: Anticarsia gemmatalis multiple nucleopolyhedrovirus. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2006.
ROHRMANN, George F. The baculovirus replication cycle: Effects on cells and insects. In: Baculovirus Molecular Biology [Internet]. 4th edition. National Center for Biotechnology Information (US), 2019.
VIANA, Guilherme. Novo produto biológico obtém 100% de eficácia no controle da lagarta-do-cartucho. EMBRAPA. 22 de jun. de 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/63029056/novo-produto-biologico-obtem-100-de-eficacia-no-controle-da-lagarta-do-cartucho