O solo é o principal substrato para a produção vegetal, sendo fonte de sustentação, nutrientes, água e oxigênio para as plantas. No entanto para manter a qualidade desse recurso é fundamental atentar para práticas de manejo que visem a conservação e melhoria de seus atributos químicos, físicos e fisiológicos, sendo uma delas a calagem.

O principal objetivo da calagem é corrigir a acidez do solo, o deixando em uma faixa de pH em que o alumínio tóxico não esteja disponível às plantas e possibilite a maior absorção de nutrientes do solo.

Figura 1. Relação entre o pH e a disponibilidade de nutrientes.

(Fonte: Malavolta, 1979).

De maneira geral, para grande parte dos cultivos agrícolas recomenda-se trabalhar com pH de 6 a 7, sendo que essa faixa proporciona os menores níveis de alumínio tóxico no solo e a maior absorção de nutrientes, conforme observado na figura 1.

A calagem também serve como fonte de Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) para as plantas, além de aumentar a disponibilidade de fósforo, aumentar a mineralização de matéria orgânica do solo, favorecer a fixação biológica de nutrientes (Embrapa), além de possibilitar condições mais adequadas para o crescimento e desenvolvimento radicular e microbiano no solo.



Alguns cuidados devem ser tomados quando for realizar a calagem, um deles é dar atenção para o (PRNT) e o (PN) do calcário. O PRNT é o poder relativo de neutralização, já o PN é o poder de neutralização do calcário, sendo assim, é necessário realizar a correção das doses a serem aplicadas com base nesses parâmetro. A utilização de calcário com baixo PRNT pode implicar em maiores quantidades de calcário, entretanto, uma característica desses calcários é o maior efeito residual de neutralização da acidez, sendo mais vantajoso seu uso em culturas perenes, frutíferas e na implantação do sistema plantio direto (Embrapa).

Uma outra característica do calcário, é que diferentemente do gesso agrícola, ele é praticamente imóvel no solo, o que dificulta a correção da acidez em camadas mais profundas, sendo necessário muitas vezes realizar a sua incorporação no solo. A aplicação do calcário deve ocorrer com 40 dias a dois meses de antecedência do cultivo.

Veja também: Calagem e Gessagem – Produtividade de Milho e Atributos Químicos Relacionados à Acidez Do Solo. 

Embora Caires; Ferrari; Morgano (2003) avaliando a produtividade e qualidade da soja em função da calagem na superfície em semeadura direta, não encontraram respostas diretas da calagem com o aumento da produtividade, os autores observaram o aumento da quantidade e produtividade de óleo nos grãos de soja (figura 2) quando utilizada a dose de 4 t.ha-1. Entretanto, cabe destacar que o trabalho de Embora Caires; Ferrari; Morgano (2003) abrange as condições e características estudadas sendo necessário maiores estudos para avaliar a abrangência dos resultados.

Figura 2. Concentração (a) e produtividade (b) de óleo de soja em função de quatro doses de calcário na superfície, sem (●) e com (■) reaplicação de calcário em semeadura direta. * significativo P <0.05.

Fonte: Caires; Ferrari; Morgano (2003).

Entretanto, embora não esteja diretamente relacionada com a produtividade da soja, os benefícios indiretos trazidos pela calagem são indiscutíveis, uma vez que diminui consideravelmente a quantidade de alumínio tóxico às plantas e aumenta a disponibilidade de nutrientes proporcionando maiores produtividades. A calagem deve ser realizada com antecedência ao cultivo, e deve-se prestar atenção nas características do calcário como PRNT e PN.


Referências:

CAIRES, E. F; FERRARI, R. A; MORGANO, M. A. PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA CALAGEM NA SUPERFÍCIE EM SEMEADURA DIRETA. Bragantia, Campinas, v.62, n.2, p.283-290, 2003.

EMBRAPA. CALAGEM. Agencia Embrapa de informação e tecnologia, disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_34_711200516717.html#:~:text=A%20calagem%20ainda%20tem%20outros,org%C3%A2nica%20com%20conseq%C3%BCente%20maior%20disponibilidade>, acesso em: 23/07/2020.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.