A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ampliou as ações e parcerias, por meio do agroBR, para auxiliar pequenos e médios produtores e empresários rurais a ampliar e diversificar as exportações do agro brasileiro.
O agroBR é um projeto da CNA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e que passou também a ter a parceria do Sebrae por meio do Juntos pelo Agro.
O projeto capacita e estimula a participação de produtores e empresários rurais em rodadas de negócios, feiras, missões no exterior e encontros com importadores.
Nessa nova etapa, o agroBR abriu as inscrições para atender, até 2028, mais de 3 mil interessados em começar a exportar ou aumentar as vendas no mercado internacional. A expectativa é que ocorra um incremento de receita de US$ 1 bilhão em exportações de empresas inscritas no projeto.
Na etapa anterior, o agroBR atendeu mais de 1,4 mil empreendedores, com um quarto delas exportando para outros países.
“O agroBR oferece uma série de serviços ao produtor, para que ele saiba que a exportação pode estar ao alcance se ele tiver interesse em buscar novos mercados e novas oportunidades. O objetivo é colocar o produtor em contato e já pronto para negociar com compradores internacionais. Ele não estará sozinho nesse processo”, disse o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta.
Consultores e escritórios – O coordenador explica que o produtor que se inscreve para ser atendido no projeto terá todo o apoio de um time de consultores que atua nos Estados na prospecção de potenciais produtos para exportação.
Nesta nova fase, o número de profissionais em comércio exterior e de escritórios de internacionalização do projeto no país passa de 7 para 11, com o intuito de atender as 27 unidades da federação.
Os produtores terão ainda o suporte dos escritórios internacionais para promoção e defesa de interesses da CNA, em Xangai (China), Singapura e Dubai (Emirados Árabes Unidos), especialmente em feiras e missões internacionais e rodadas virtuais de negócios.
Projeto Comprador – No calendário até 2028 estão previstas 11 feiras internacionais e seis no Brasil, 14 rodadas virtuais, além de seis encontros do Projeto Comprador, uma das novas ações neste novo formato do agroBR.
O projeto prevê a vinda de compradores internacionais ao país para encontros com produtores rurais com perfil ou potencial exportador.
Expointer – A primeira rodada do Projeto Comprador acontece na 48º Expointer, que começa no dia 30 em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Nessa rodada serão 11 importadores do Japão, China, Canadá, Argentina e Holanda. “O mais importante nesse projeto é ampliar ainda mais a participação de produtores”, destaca Rodrigo da Matta.
“Esse novo agroBR está mais completo do que nunca para que a gente possa atender o produtor do início ao fim desta jornada de exportação para que sua atividade seja mais rentável”, conclui o coordenador.
O atendimento do agroBR não tem custo para o participante e quem tiver interesse pode se inscrever em: www.cnabrasil.org.br/participe
Fonte: CNA