O chairman da COFCO International, Jingtao Chi, projeta que as compras da empresa de soja brasileira deverão crescer 5% ao ano nos próximos cinco anos. A estatal é uma das principais compradoras da oleaginosa do principal consumidor mundial de soja. A previsão foi feita durante o Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA).
O dirigente fez questão de garantir que a empresa está focada em desenvolver a parceria com os vendedores brasileiros. “Somos os principais compradores de soja do mundo e o Brasil, o maior exportador. A parceria com o Brasil é importante e temos interesse em investir em armazéns, transporte e beneficiamento aqui”, frisou.
Chi avalia que o ambiente para negócios parece mais seguro no Brasil e o momento é de projetar como aprofundar a parceria entre os dois países. Para ele, a agricultura brasileira tem o equilíbrio necessário entre crescimento econômico e aposta na sustentabilidade. Essa combinação faz com que a COFCO queira trabalhar junto com o agronegócio nacional para viabilizar oportunidades.
Recentemente, a estatal chinesa garantiu um empréstimo de US$ 2,3 bilhões para investir em projetos sustentáveis. Para o diretor, essa é uma grande oportunidade para o agricultor brasileiro que atenda a normas ambientais. “Queremos aumentar a produção de soja no Brasil de forma sustentável”, assegurou.
O chairman da COFCO garantiu que a empresa tem interesse em investir em parcerias que envolvam insumos e seguro agrícola para oferecer um pacote completo para uma produção mais sustentável no Brasil. “Vamos oferecer mais produtos e pacotes tecnológicos ao agricultor brasileiro para ampliar a parceria”, concluiu.
Em 2018, a COFCO adquiriu 13 milhões de toneladas de soja no Brasil.
Fonte: Agência SAFRAS