CONDIÇÕES DE TEMPO E CULTIVO
Na terça-feira (21), todo o Paraná registrou altas temperaturas. Na quarta-feira (22), o calor continuou, mas houve pequenas chuvas no sul do estado. Entre quinta (23) e sexta-feira (24), o calor se manteve acompanhado por uma massa de ar seco. Durante o final de semana, o tempo ficou mais instável, com chuvas na maior parte do Estado, exceto no Noroeste, onde as temperaturas permaneceram elevadas. Na segunda-feira (27), as temperaturas caíram no Leste e Litoral paranaense, enquanto a nebulosidade aumentou.
Na sequência, destacamos as condições nas diferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.
NORTE E CENTRO-OESTE
Os agricultores aproveitaram a semana sem ocorrência de chuvas para avançar com a colheita de soja, que está acelerada devido à maturação rápida e simultânea das lavouras observada atualmente. Com isso, o número de máquinas para colheita, transporte e recebimento é insuficiente. Apesar de problemas pontuais, o produto colhido é de boa qualidade e o rendimento está acima do esperado.
Os preços da soja em queda estão preocupando os produtores que possuem dívidas de custeio e máquinas.
O milho 1ª safra também está maduro, mas sua colheita avançou pouco devido à prioridade dada à soja, e a produtividade segue a estimativa inicial.
A semeadura da segunda safra de milho ainda está atrasada, mas acelerou com o tempo firme. As lavouras que estão no estágio vegetativo estão se desenvolvendo muito bem, e as chuvas ocorridas beneficiaram as lavouras recém implantadas.
O milho segunda safra perdeu áreas para o trigo plantado nesta safra, devido à cigarrinha, que reduziu a produção na safra de inverno anterior, e ao vencimento do zoneamento agrícola do milho.
À medida que a colheita e o plantio se atrasam devido às chuvas, aumenta a possibilidade de migração para outras culturas, como trigo, aveia, sorgo e/ou mix de cobertura. A intenção de plantio de sorgo granífero também está em crescimento.
NOROESTE
A colheita de soja teve um grande avanço durante a semana. Nas áreas de arenito, as produtividades de soja estão atingindo recordes. Apesar da boa produtividade inicial, os preços praticados pelo mercado nas últimas semanas têm prejudicado a recuperação financeira do setor, que foi muito afetado pela estiagem do ano passado.
Embora a área de milho de verão tenha diminuído em relação à safra anterior, os rendimentos agora são maiores, devido ao clima mais favorável durante todo o ciclo da cultura. A semeadura do milho safrinha intensificou-se durante a semana, favorecida pelo clima . A diminuição das chuvas neste mês de março tem preocupado os produtores rurais que plantaram milho de inverno. Assim, algumas lavouras mais adiantadas estão sofrendo.
OESTE E SUDOESTE
O clima favorável tem permitido o avanço das operações de colheita na região, com os produtores conseguindo recuperar o atraso provocado pelos períodos de chuvas anteriores. A colheita da soja está próxima do término, com produtividades acima das previsões iniciais, com exceção da região de Toledo, onde espera-se uma redução de produtividade, devido às intempéries climáticas registradas. No entanto, o grão vem causando transtornos aos armazéns da região, que estão com dificuldades de armazenamento por conta da dificuldade logística de escoamento para o porto de Paranaguá. Os produtores estão optando pela venda da soja em função da queda de preços e do temor de maiores reduções.
A colheita do milho avança em ritmo lento, pois a prioridade no momento é a colheita da soja.
O plantio do feijão e milho segunda safra continua sendo realizado, o que preocupa, uma vez que o ciclo dessas culturas adentra no período das primeiras geadas da região.
Apesar disto e da incidência de percevejos e cigarrinhas, as lavouras da segunda safra de milho se encontram em ótimas condições de desenvolvimento, e os manejos culturais estão sendo realizados.
SUL
A manutenção do tempo firme permitiu o andamento da colheita dos grãos da primeira safra. Os trabalhos intensificaram-se durante a semana, com grande demanda por mão de obra e máquinas operando em vários períodos. Mesmo os postos de recebimento de grãos estão com horário estendido para atender melhor a recepção.
Entretanto, a capacidade de armazenamento dos grãos é uma preocupação, pois os armazéns estão chegando ao limite. Algumas empresas e cooperativas estão limitando o volume que podem receber, enquanto buscam alternativas, como armazéns normalmente destinados a outras finalidades (fertilizantes, por exemplo), silo bolsa e até mesmo a busca por silos infláveis. O saturamento decorre das safras anteriores, que estão ocupando parte da capacidade, bem como das dificuldades de escoamento para o Porto de Paranaguá e da baixa comercialização da soja.
Mesmo com as lavouras mais tardias sendo afetadas pela ferrugem asiática, o produtor está otimista com a produtividade esperada para a soja, com rendimentos acima da média. Apesar da pressão do patógeno, as pulverizações estão sendo colocadas em dia, com algumas áreas registrando até entre quatro e cinco aplicações. Os produtores estão se capitalizando e honrando seus compromissos com as cooperativas e fornecedores, apesar das cotações atuais desagradarem a eles, tendo em vista os elevados custos de produção.
A colheita do milho pouco avançou devido à priorização da colheita da soja, inclusive para evitar perdas de qualidade nesta. Nas lavouras de feijão de segunda safra seguem os tratos culturais.
Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral