A colheita do arroz avançou no RS, com previsão de conclusão na Fronteira Oeste e Missões no decorrer dessa semana, com rendimentos médios de 7,8 t/ha. No geral, a colheita atingiu 39% das lavouras, 44% estão maduras, 16% delas, em enchimento de grãos e apenas 1% em floração.

No Estado, a última semana foi favorável à colheita, pois o clima seco intensificou a atividade nas lavouras de arroz. Na região Sul foram colhidos 31% da área, e o restante está na fase madura e por colher.

Na região Vale do Rio Pardo, a maior parte das lavouras está em maturação. As lavouras colhidas apresentam boa produtividade e qualidade do grão. A média de produtividade da cultura para a região deverá se manter dentro da esperada, de 7.413 kg/ha.

Nas regiões Centro-Sul e Litoral, a maior parte das lavouras encontra-se em fase final de maturação e colheita, com aproximadamente 35% da área colhida. No geral, as lavouras vêm apresentando um bom desenvolvimento vegetativo e boa estimativa de produção, consequência das condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da cultura durante todo o ciclo.



Em lavouras cultivadas mais tarde nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, o clima tem favorecido a finalização do período reprodutivo e de maturação. Na Campanha, a colheita se dá de forma moderada, sem gerar filas nos armazéns para desembarque. Há redução da produtividade, em consequência da adversidade climática de janeiro, que apresentou fortes chuvas e alagamentos na região. Em Rosário do Sul, alguns produtores que estão colhendo relatam redução de produtividade de até 40% com as perdas de janeiro.

Já em Uruguaiana, onde em 50% da área já a colheita foi concluída, a média obtida está sendo de 8.968 kg/ha, superior àquela prevista no início do plantio. A colheita está avançando em todos os municípios; mais adiantada em Barra do Quaraí, com 65% colhido, e menos em Bagé, com 12%.

Mercado (saca de 50 quilos)

Conforme levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar (Cotações Agropecuárias nº 2068), o arroz foi comercializado a R$ 38,89/sc. na média, representando uma queda de -0,56% no preço pago ao produtor em relação à semana anterior.

Fonte: Emater/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.