O metabolismo vegetal é afetado por uma série de fatores bióticos e abióticos que podem exercer influência direta ou indireta sobre o crescimento e desenvolvimento vegetal. Além disso, substancias como os hormônios vegetais, desempenham papeis essenciais no desenvolvimento, e adaptabilidade das plantas, nos mais distintos ambientes, induzindo processos metabólicos que podem ou não, afetar o crescimento e desenvolvimento vegetal, dependendo da circunstância e natureza do hormônio.

Dentre os principais hormônios vegetais conhecidos, destacam-se a auxina (AIA), o ácido abscísico (ABA), a giberelina (GA), o etileno (ET) e a citocinina (CIT). Embora ambos desempenhem funções primordiais no metabolismo vegetal, as citocininas são um dos mais utilizados no manejo da soja.

Conforme destacado por Tagliapietra et al. (2022), as citocininas são fitormônios responsáveis principalmente pelo desenvolvimento da planta, estando intimamente relacionados aos processos fisiológicos e divisão celular. Como principais efeitos da citocinina, destacam-se o estímulo à divisão celular (citocinese) na parte aérea (estimulando o crescimento das ramificações) e o atraso da senescência natural das plantas.



Também é conhecido que a citocinina apresenta relação com o florescimento da soja, mais especificamente com o pegamento de legumes (Tagliapietra et al., 2022). Avaliando a influência da aplicação de cinetina (citocinina) via foliar, nos estádios R1 e R5 na cultura da soja, Moreira & Soares (2019) observaram uma redução  superior a 30% do abortamento de flores, com o uso da citocinina, resultando em maior número de vagens, o que pode promover maior número de grãos e, consequentemente, maior produtividade.

Resultados similares, também foram obtidos por Bertolin et al. (2010). Avaliando uso de um bioestimulante composto por citocinina, ácido indolbutírico e ácido giberélico via sementes ou via foliar em diferentes estádios fenológicos da soja, os autores observaram que o emprego do bioestimulante proporciona incremento no número de vagens por planta e produtividade de grãos tanto em aplicação via sementes quanto via foliar.

Além de contribuir para o melhor pegamento de legumes e produtividade, a aplicação de produtos à base de citocinina antes da floração, estimula o crescimento vegetativo e emissão de ramificações, podendo ser uma alternativa interessante de manejo para aumentar o índice de área foliar, quando ocorrem problemas de estabelecimento da lavoura, ou se tratando de semeaduras tardias, que apresentam baixa área foliar, em função do encurtamento do ciclo (Tagliapietra et al., 2022).


Veja mais: Bioestimulantes a base de hormônios vegetais podem aumentar a produtividade da soja?



Referências:

BERTOLINM D, C, et al. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE SOJA COM A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES. Bragantia, Campinas, v.69, n.2, p.339-347, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/brag/a/Pq3LJZyT43zwynhCKy7WrXb/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 11/01/2024.

MOREIRA, A. C. S.; SOARES, L. H. EFEITO DA CINETINA EM SOJA NO ESTÁDIO REPRODUTIVO. Revista Perquirere, 2019. Disponível em: < https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/download/3220/744/8498#:~:text=Portanto%2C%20a%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20citocinina,vagens%2C%20tornando%20assim%20as%20plantas >, acesso em: 11/01/2024.

TAGLIAPIETRA, E. L. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 2, 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.