Mudanças climáticas extremas são cada vez mais frequentes, como as secas severas ou as chuvas intensas, que ameaçam o rendimento do setor agropecuário. Para um segmento no qual o clima é responsável por 30% do desempenho da produção, eventos como esses lançam desafios não apenas ao desenvolvimento dos cultivos, mas também impõem maior dificuldade para os produtores, sobretudo na maneira de como se planejar para driblar as intempéries.
Prognóstico divulgado recentemente pela Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas (OMM) serve como termômetro para medir os obstáculos sobre a produção de alimentos. O órgão alerta para um novo pico do aquecimento global com retorno do El Niño, o que anteciparia o aumento da temperatura em 1,5ºC já para 2027. Nesse fenômeno natural, as águas mais quentes do Pacífico aquecem a superfície do oceano, elevando as temperaturas.
Diante dessas intempéries, o produtor pode se perguntar:
- O que posso fazer para amenizar impactos de eventos climáticos?
- Como reduzir os impactos ambientais em meu cultivo?
- Quais são as culturas mais prejudicadas pelos eventos climáticos?
- Como a nutrição dos cultivos pode auxiliar em ganhos de produtividade e rentabilidade?
- Quais os recursos nutricionais que contribuem para melhorar a saúde do solo mesmo diante de intempéries climáticas, como grande volume de chuvas ou de períodos seca?
- Quais as tecnologias e ferramentas disponíveis para otimizar o uso de insumos e agregar sustentabilidade e eficiência à agricultura?
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, conta com profissionais especializados e equipes que estão no dia a dia ajudando os produtores a responderem essas e outras perguntas.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.
Fonte: Assessoria de Imprensa Yara