A baixa disponibilidade hídrica do solo tem afetado drasticamente lavouras do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. A falta de água tem prejudicado o crescimento e desenvolvimento das culturas de verão, assolando cultivos como soja e milho. Embora previsões anteriores demonstravam uma tendência de recuperação do déficit hídrico pelo incremento da disponibilidade hídrica do solo, na maior parte das lavouras gaúchas a baixa ocorrência de precipitações fez que com previsões anteriores não se concretizassem, causando grandes perdas de produtividade.

Infelizmente, conforme mencionado no ClimaCast RTC CCGL as previsões para os próximos 30 dias indicam um agravamento da condição hídrica no Sul do Brasil. As previsões apontam para condições mais críticas de disponibilidade hídrica do solo, fato que pode agravar ainda mais a situação das lavouras gaúchas.

Figura 1. Previsão da condição de armazenamento de água no solo para os próximos 30 dias.

Adaptado: Rede Técnica Cooperativa – RTC (2022)

Conforme apresentado em mais um ClimaCast RTC CCGL, as previsões para os próximos 30 dias indicam baixos volumes precipitados para o Rio Grande do Sul, havendo algumas discrepâncias entre regiões de cultivo. Contudo, ainda há o predomínio de baixa disponibilidade hídrica do solo, fato que pode agravar o estado das lavouras gaúchas.



Segundo  Pas Capom (2005) o maior requerimento hídrico da soja ocorre durante seu período reprodutivo, mais especificamente nas fases de floração e enchimento de grãos, onde a soja pode evapotranspirar até 8 mm dia-1. Logo, a baixa disponibilidade hídrica durante esses períodos pode causar graves danos a cultura, reduzindo drasticamente sua produtividade. Cabe destacar que quanto maior o intervalo de tempo, menor o grau de assertividade de uma previsão climática, sendo assim, é possível que a previsão não se concretize.

Assista abaixo mais um episódio do ClimaCast RTC e confira as precisões climáticas para rua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Referências:

PAS CAMPO. MANUAL DE SEGURANÇA E QUALIDADE PARA A CULTURA DA SOJA.  Embrapa Transferência de Tecnologia, 2005. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/116424/1/MANUALSEGURANCAQUALIDADEParaaculturadesoja.pdf >, acesso em: 21/01/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.