As lagartas do complexo Spodoptera, são conhecidas por apresentarem difícil controle e elevado potencial em causar danos. Embora existam várias espécies desse gênero, na cultura da soja, destacam-se a S. frugiperda, a S. eridania e a S. cosmioides. Por pertencerem ao mesmo gênero, essas lagartas apresentar muitas similaridades, entretanto, conforme demonstrado na figura 1, algumas características e particularidades auxiliam na identificação dessas três espécies.
Figura 1. Identificação de lagartas do Complexo Spodoptera.
Dentre essas três espécies, uma das mais preocupantes e comuns em soja é a S. cosmioides. A S. cosmoides consome aproximadamente o dobro de área foliar do que as outras espécies de lepidópteros de importância na soja (Moscardi et al., 2013), sendo, portanto, uma das espécies com maior potencial em causar danos.
Tabela 1. Consumo foliar (cm2) de diferentes lagartas (Lepidoptera: Noctuidae) alimentadas com folhas de soja de diferentes cultivares.

Conforme observado por Santos, et al. (2023), o maior consumo foliar pela lagarta é observado normalmente no período vegetativo da soja. A redução da área foliar da soja nesse período implica na redução da área fotossinteticamente ativa, e consequentemente, na redução da produção de fotoassimilados e translocação deles para a planta, afetando seu crescimento e produtividade.
Infelizmente, mesmo com o advento da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis), apesar de sua eficiência comprovada para o controle das principais lagartas da soja, algumas espécies de lepidópteros como aquelas dos gêneros Spodoptera e Helicoverpa são naturalmente tolerantes ao Cry1Ac (proteína Bt), e precisam continuar sendo controladas na cultura com outras ferramentas de manejo, como os inseticidas (Santos et al., 2023).
Analisando a biologia de S. cosmioides em soja Bt e não Bt, Silva et al. (2014) constataram que a tecnologia Bt não afetou o desenvolvimento da praga, sendo possível observar que o consumo foliar de soja pela lagarta, não diferiu estatisticamente entre a soja Bt e não Bt. Em média, os autores observaram que foram consumidos 150,59 cm² na soja Bt e 133,91 cm² na soja não Bt.
Corroborando os resultados, quantificando o consumo de área foliar em soja Bt e não Bt e os efeitos sobre a biologia de Spodoptera cosmioides, Domizi (2017) observou não haver diferença no consumo foliar em função da presença da biotecnologia na soja (tabela 2). Contudo, vale destacar que os estudos apresentados aqui, referem-se a proteína Cry1Ac.
Tabela 2. Efeito da soja Bt no consumo da área foliar (cm²) por S. cosmioides.

Logo, a biotecnologia Bt Cry1Ac pode não ser eficiente no que diz respeito a redução de danos causados pela S. cosmioides em soja.
Veja mais: Estratégias biológicas e naturais no combate às lagartas do Complexo Spodoptera
Referências:
DOMIZI, L. CUANTIFICACIÓN DEL CONSUMO DE ÁREA FOLIAR EN SOJA BT Y SU EFECTO SOBRE LA BIOLOGÍA DE SPODOPTERA COSMIOIDES. XXI Encuentro de Jóvenes Investigadores de la Universidad Nacional del Litoral, 2017. Disponível em: < https://bibliotecavirtual.unl.edu.ar:8443/bitstream/handle/11185/1975/8.1.3.pdf >, acesso em: 10/01/2024.
MOSCARDI et al. ARTRÓPODES QUE ATACAM AS FOLHAS DA SOJA. In: Embrapa Soja – Manejo Integrado de Insetos e outros Artrópodes-Praga, cap 4, 2013. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/262601804_Artropodes_que_atacam_as_folhas_da_soja >, acesso em: 10/01/2024.
SANTOS, M. S. et al. ASPECTOS BIOLÓGICOS DE Spodoptera frugiperda, S. cosmioides E Helicoverpa armigera ALIMENTANDO-SE DE SOJA: BASES PARA O MANEJO DESSAS LAGARTAS. Embrapa, Documentos, n. 453, 2023. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1155213/1/p-80-DOCUMENTOS-453-Jorn-Acad-2023-13.pdf >, acesso em: 10/01/2024.
SILVA, G. V. et al. BIOLOGIA DE Spodoptera cosmioides (Walker, 1858) (Lepidoptera: Noctuidae) EM SOJA BT E NÃO-BT. Embrapa, Documentos, n. 352, IX Jornada Acadêmica da Embrapa Soja, Resumos expandidos, 2014. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/994093/1/sojabtenaobt.pdf >, acesso em: 10/01/2024.