Crotalária é alternativa para controlar nematoide

O nematoide é uma praga que pode reduzir em até 90% a produtividade de lavouras como a soja, o milho, o feijão e o café. O verme microscópico, presente no solo, parasita as plantas e compromete o seu sistema radicular, causando desenvolvimento anormal, baixo crescimento, raízes deformadas, e folhas amareladas. Extensionistas do Instituto Emater estão divulgando entre os produtores o plantio de Crotalaria spectabilis como forma de controlar a praga. A leguminosa reduz sensivelmente a população de nematoides no solo, além de fornecer nutrientes para as plantas.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Esclarecimentos sobre Registros de Defensivos Agrícolas
A ministra Tereza Cristina conversou com a imprensa nesta terça-feira (6) sobre o registro de defensivos agrícolas. Ao lado de Renato Porto, diretor da Anvisa, e Carolina Mariani, diretora do Ibama, e de secretários do Mapa e especialistas da Academia, a ministra esclareceu as principais questões envolvendo o tema. Confira algumas delas no texto.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Diversificação da cobertura de solo no inverno com uso de consórcios
A partir do desafio de produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) percebeu-se que o diferencial nas lavouras de altas produtividades de soja foi “fazer o básico bem feito”. Dessa forma, além do uso de sementes de qualidade, a sanidade das plantas e condições climáticas favoráveis que são imprescindíveis, a melhoria do perfil de solo e a matéria orgânica atualmente estão aquém do necessário, sendo obtidas, com a rotação de culturas, correta identificação dos solos e suas limitações morfogenéticas, adequado manejo biológicos e conservacionista.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Cobertura do solo entre a colheita da soja e a semeadura do trigo: qual espécie deve ser utilizada?
Na região de clima temperado no sul do Brasil, o intervalo de tempo entre as culturas de verão, como soja e milho e feijão e a cultura do trigo é de aproximadamente três meses, período no qual é possível a implementação de outras culturas visando o aporte de nutrientes e aumento da produtividade da cultura sucessora, o controle de plantas daninhas e a preservação do solo, evitando a erosão nesse período.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Antagonismo e sinergismo na aplicação de Herbicidas
Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor Leandro, professor da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa faz uma abordagem simplificada sobre o tema: Antagonismo x Sinergismo e Antagonismo x Incompatibilidade.
Confira o vídeo e o texto completos aqui.