Embora em alguns Estados, a colheita da soja já tenha sido iniciada, no Rio Grande do Sul, boa parte das lavouras ainda se encontram em período de desenvolvimento, afetadas principalmente pelas severas condições climáticas e baixa disponibilidade hídrica vivenciada na safra 2022/2023.

Ainda que o fenômeno La Niña tenha prevalecido no início da safra de verão, tendo como principais consequências a redução do volume de chuvas no Sul do Brasil, atualmente sob condições de neutralidade, os prognósticos climáticos indicam uma forte tendência da ocorrência do fenômeno El Niño, iniciando a partir do trimestre Maio – Junho – Julho.

Figura 1. Anomalia da Temperatura da Superfície do Oceano (SST) em 12/02/2023.

Fonte: RTC – Rede Técnica Cooperativa (2023)

A influência desse fenômeno pode alterar a dinâmica das precipitações, afetando não só o Rio Grande do Sul como os demais Estados brasileiros. Com relação ás previsões atuais, os prognósticos climáticos indicam um volume acumulado de precipitações variando entre 400 mm a 700 mm para o trimestre Março – Abril – Maio, o que pode contribuir pra a melhoria das condições hídricas do solo durante esse período.

Figura 2. Precipitação total prevista (mm). Válido para Março – Abril – Maio/2023.

Fonte: INMET (2023)

Com relação as previsões pluviométricas para os próximos 15 dias, é possível observar que para a maioria das regiões do RS, bons volumes de chuvas são esperados para os primeiros dias do mês de março. Para a região Noroeste, conforme a previsão do Climatempo, são esperados volumes acumulados de aproximadamente 109 mm para São Luiz Gonzaga e Campo Novo, e 104 mm para Santa Rosa.

Já na região do Planalto, são esperados cerca de 128 mm para Água Santa, 154 mm para Sarandi  e 124 mm para Não-Me-Toque e Ibirubá. No Noroeste -Centro, as previsões indicam o acumulado de chuvas de aproximadamente 123 mm para Panambi, 105 mm para Cruz Alta, e 92 mm para Tupanciretã e Júlio de Castilhos.

Infelizmente com menores volumes previstos, na região Centro-Sul, são projetados cerca de 62 mm pra São Sepé, 102 para Caçapava do Sul, 92 mm para Bagé e 72 mm para Arroio do Meio.

Confira abaixo os prognósticos climáticos trazidos pelo 49° Clima Cast RTC.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Referências:

INMET. Instituto Nacional de Meteorologia: Ministério da Agricultura e Pecuária, 2023. Disponível em: < https://portal.inmet.gov.br/ >, acesso em: 03/03/2023.

CONAB. PROGRESSO DE SAFRA. Companhia Nacional de Abastecimento, 2023. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/progresso-de-safra >, acesso em: 03/03/2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.