Conforme o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), o período recomendado para a semeadura no Estado iniciou em 01/10 e se estende até janeiro de 2024; a data de encerramento pode variar entre os dias 08/01, 18/01 e 28/01, dependendo das diferenças regionais. O início da semeadura tem sido incipiente devido a diversos fatores, como o excesso de chuvas e a atenção voltada para a colheita das culturas de inverno. De maneira geral, as previsões meteorológicas indicam a ocorrência de chuvas acima da média ao longo de todo o ciclo da cultura, influenciadas pelos efeitos do El Niño. Esse cenário, por sua vez, contribui para uma abordagem mais cautelosa no início da operação, e os produtores aguardam um momento mais apropriado para realizar o plantio. A estimativa inicial para a safra 2023/2024 é de 6.745.112 hectares implantados, com perspectiva de produtividade de 3.327 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Dom Pedrito, que deverá deter a maior área de cultivo de soja do Estado, com 160 mil hectares previstos, apenas 2% das lavouras foram semeadas até o momento. A perspectiva de chuvas acima da média, ao longo de todo o ciclo da cultura, reduz a necessidade de iniciar o plantio, pois as áreas semeadas até o final de novembro não devem sofrer prejuízos significativos em seu potencial produtivo. Durante a semana, em razão da ocorrência de baixas temperaturas e de chuvas intensas, muitos produtores optaram por avançar as atividades de dessecação pré-plantio e de preparo do solo em áreas de sistema convencional.

Na de Caxias do Sul, as áreas estão sendo preparadas para o início da semeadura, que se dará apenas no final de outubro.

Na de Ijuí, o cultivo da soja está em fase inicial de preparo das áreas para a semeadura. Nas áreas com plantas de cobertura, os produtores estão implementando o manejo químico para controlar as plantas invasoras e interromper o ciclo das culturas anteriores. Continua o monitoramento de plantas invasoras para determinar o tipo de controle necessário nas áreas onde o trigo foi colhido. Os produtores estão transportando sementes e fertilizantes para estocagem nas propriedades, preparando-se para iniciar a semeadura.

Na de Pelotas, os produtores aproveitaram as condições climáticas favoráveis, caracterizadas por dias sem chuva e ensolarados, para realizar as dessecações pré-semeadura. Nas áreas onde a dessecação foi concluída, realizaram-se as primeiras semeaduras, especialmente nas áreas bem drenadas, situadas em relevos ondulados, permitindo o tráfego de máquinas e de implementos. No entanto, o percentual de plantio ainda não atinge 1% da área planejada.

Na de Santa Maria, o plantio da soja teve início em Tupanciretã, Santa Maria, Santiago e municípios do Vale do Jaguari, mas a área plantada na região ainda não atingiu 1%.

Na de Santa Rosa, o plantio ocorreu apenas em uma pequena extensão, mas as lavouras já germinaram devido à boa umidade do solo, resultando em excelente estande de população de plantas. Nos próximos dias, o plantio deve ser intensificado, dependendo da redução das precipitações e da formação de um período mais seco.

Na de Soledade, a semeadura iniciou lentamente em função da excessiva umidade no solo, o que dificultou a operação.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, foi de R$ 134,26, o que representa uma queda de 1,21% em comparação com a semana anterior, quando estava em R$ 135,90.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1785 – Emater/RS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.