Com danos variando entre 10% a 90% (Godoy et al., 2020), a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) é uma das principais doenças fungicas da soja. Dentre as características dessa doença, podemos destacar a elevada agressividade e a rápida disseminação.

Safra após safra a ferrugem-asiática é tema de debate e discussão quando sua possível ocorrência em lavouras de soja. O manejo e controle dessa doença é extremamente complexo, exigindo uma série de cuidados e práticas integradas para reduzir os danos em soja.

Conforme recomendações do Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR), todo programa de controle da ferrugem deve ser inicializado de forma preventiva a ocorrência da doença. Normalmente os fungicidas são as principais ferramentas empregadas no manejo da ferrugem-asiática em soja, entretanto, o a ocorrência de casos de resistência dessa doença a alguns fungicidas tem tornado necessário a adequação de práticas de manejo, principalmente se tratando do posicionamento dos fungicidas.

Os principais Grupos de Fungicidas e ingredientes ativos utilizados no controle da ferrugem-asiática da soja podem ser observados na tabela 1.

Tabela 1. Grupos de fungicidas e ingredientes ativos que compõem os produtos comerciais registrados no Agrofit para o controle do fungo Phakopsora pachyrhizi.

Fonte: Godoy et al. (2020)

Como alternativa aos casos de resistência da ferrugem-asiática a fungicidas sítios específicos, o uso dos fungicidas multissítio vem se destacando no manejo da doença como estratégia de manejo da resistência. No cenário atual, os três principais grupos de fungicidas sítio-específicos disponíveis para controle da ferrugem-asiática (IDM, IQe e ISDH) apresentam adaptação do fungo. O intervalo de aplicação foi reduzido no rótulo dos produtos de 21 para 14 dias em razão da menor sensibilidade do fungo P. pachyrhizi aos fungicidas hoje disponíveis (Godoy et al., 2020).



Conforme destacado pelo Professor e Pesquisador Marcelo Madalosso, na primeira noite do IV COMSOJA, embora na última safra não se tenha observado condições ideais para o desenvolvimento da ferrugem, deve-se atentar para as condições de clima/ambiente e sua relação com o patógeno e hospedeiro, não subestimando a ferrugem-asiática, e utilizando novos produtos de forma eficiente para melhor controle da doença e manejo da resistência a fungicidas.

Figura 1. Diagrama esquemático das inter-relações dos fatores envolvidos em epidemias de doenças de plantas.

Fonte: Grigolli & Grigolli (2019)

Esse e outros temas foram abordados por professores e pesquisadores na primeira noite do IV COMSOJA. Confiram os temas abaixo e assista ao conteúdo completo da 1° noite do IV COMSOJA.

  • Controle de percevejos em soja – Dr. Juliano Farias/URI
  • Controle de ferrugem em soja: velhos, novos produtos e dicas de manejo – Dr. Marcelo Madalosso/URI
  • Manejo de plantas daninhas em soja: Perdas, resistência, e mecanismos de ação como aliados – Supra Pesquisa (Dr. Leandro e Dr. Alfredo Junior Paiola Albrecht)
  • Macro e micronutrientes como aliados da produtividade – Msc. Gabriel Schaich/Physioatac Consultoria
  • Manejo de mancha alvo em soja – Msc. Mauricio Stefanelo/Ceres


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube


Referências:

FRAC. NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas, FRAC-BR. Disponível em: < https://www.frac-br.org/soja >, acesso em: 18/08/2021.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2019/2020: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 160, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215288/1/CT-160-OL.pdf >, acesso em: 18/08/2021.

GODOY, C. V. et al. FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA: BASES PARA O MANEJO DA DOENÇA E ESTRATÉGIAS ANTIRRESISTÊNCIA. Embrapa, Documentos, n. 428, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213614/1/DOC-428.pdf >, acesso em: 18/08/2021.

GRIGOLLI, J. F. J.; GRIGOLLI, M. M. K. MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja, 2018/2019, 2019. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/343/343/5e39829c1e2aa0f618f5ae664b121673b143b8359f2eb_06.-manejo-de-doencas-na-cultura-da-soja.pdf >, acesso em: 18/08/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.