Uma das causas primárias da germinação dos grãos de soja ainda na vagem é a alta precipitação no momento da colheita. Embora esse fenômeno possa sofrer influência de outros fatores externos e internos como condições nutricionais, hormonais, genótipo, clima e ambiente, sem duvidas a elevada umidade decorrente de precipitações é uma das principais causas da germinação dos grãos na vagem.

Foto de capa: Leonardo Trindade

Figura 1. Sementes de soja germinando na vagem.

Foto: Leonardo Trindade

O retardamento de colheita resultará em reduções de germinação e vigor e no aumento nos índices de infecção da semente por fungos de campo (Henning et al., 2020). A deterioração por umidade que ocorre após a maturação fisiológica, antes, porém, de a semente ser colhida é um dos fatores mais prejudiciais que afetam a qualidade da semente de soja (França-Neto et al., 2016).

Em um cenário desafiador, com consequências catastróficas, os agricultores gaúchos veem literalmente a produção da safra 2023/24 “ir por água abaixo”. O Rio Grande do Sul ainda tem mais de 1.600.000 hectares de soja para colher. Estima-se que ainda reste para colher 24% da área cultivada (Emater RS, 2024).

Em anos considerados normais, sem a presença de elevadas precipitações durante a fase de colheita, causas secundárias podem ser atreladas ao problema. Conforme destacado pelo professor e pesquisador Leandro Albrecht, a abertura dos legumes e germinação das sementes na vagem pode estar associada também a fatores genéticos da cultivar, bem como ao sombreamento causado pelo adensamento populacional, desequilíbrio na relação fonte/dreno, desbalanço e/ou deficiências nutricionais (especialmente de Potássio), bem como desbalanço hormonal.

Ainda é cedo para estimar as perdas de produtividade em função da ocorrência das elevadas precipitações no RS, mas sabe-se que, infelizmente algumas lavouras já estão comprometidas e outras com severa redução de produtividade.


Veja mais: Cenário preocupante – RS tem mais de 1.600.000 hectares de soja para colher


Confira o vídeo abaixo onde o professor e pesquisador Leandro Albrecht aborda as principais causas responsáveis pela germinação das sementes na vagem.


Inscreva-se agora no canal dos professores Alfredo & Leandro Albrecht clicando aqui!



Referências:

EMATER RS. INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS. EMATER, 2024. Disponível em: < https://www.emater.tche.br/site/index.php >, acesso em: 03/05/2024.

FRANÇA-NETO, J. B. et al. TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DE SEMENTE DE SOJA DE ALTA QUALIDADE. Embrapa, Documentos, n. 380, 2016. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/151223/1/Documentos-380-OL1.pdf >, acesso em: 03/05/2024.

HENNING, A. A. et al. TECNOLOGIA DE SEMENTE. Embrapa, Sistemas de Produção, n. 17, Tecnologia de Produção de Soja, cap, 13, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 03/05/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.