No dia 07 de outubro o grupo palestino Hamas atacou Israel aumentando a tensão na região do Oriente Médio, que já existe há mais de 50 anos.
Até o momento, não existem tantos impactos diretos no agronegócio mundial, e especificamente para o Brasil, a balança comercial e os combustíveis são os principais fatores a serem considerados.
O Brasil importou cerca de US$ 1,1 bilhão de Israel entre janeiro e setembro de 2023, com os fertilizantes totalizando mais de 40% desse montante. Porém, Israel é apenas o 6º principal fornecedor dos insumos para o Brasil.
Caso os conflitos afetem as exportações israelenses, o Brasil não será tão afetado. O país está bem abastecido de insumos para a safra de verão e, ao que tudo indica, as safras de inverno não terão problemas de logística nem de falta de produtos.
Por outro lado, alterações na oferta podem elevar o preço do petróleo influenciando as cotações dos combustíveis no Brasil, além de em uma esfera global, também afetar os custos de produção de fertilizantes.
Fonte: CNA – Edição Outubro | 20