O agricultor vive constante evolução no potencial produtivo das lavouras, além das crescentes demandas de alimentos que sejam produzidos dentro de práticas Sustentáveis. Isso traz desafios e oportunidades na busca de maior eficiência nas fazendas, o que para o agricultor pode trazer melhores rentabilidade e qualidade. As decisões de implementação de novas tecnologias e práticas são difíceis, pois a forma de medi-las atualmente é, de maneira geral, empírica e pouco confiável aos olhos do produtor.
Para isso, a inteligência artificial e os algoritmos ganham nova força no campo. A tecnologia ingressa no campo para reduzir o grau de empirismo nas recomendações, melhorar o gerenciamento e utilização de recursos no manejo agronômico no campo.
Alinhada historicamente à essas demandas do produtor e na performance das plantas, o Grupo Stoller, líder mundial na nutrição, fisiologia vegetal e fixação biológica de Nitrogênio, adquiriu participação societária na Cromai, startup AgTech que é uma das cinco mais promissoras no mundo em Visão Computacional para Agricultura, segundo pesquisa da Startup Insights.
“A participação societária na Cromai é um passo importante para oferecer ao agricultor serviços digitais que o ajudem a fazer a gestão de sua propriedade de forma mais assertiva. Esse movimento está alinhado com nosso propósito de construir soluções inovadoras e sustentáveis, ao lado de nossos clientes e parceiros”, analisa Rodrigo Ferreira de Oliveira, vice-presidente Mercosul/Ásia/Oceania do Grupo Stoller.
O desenvolvimento da inteligência artificial aplicada ao campo pelas duas empresas ocorre há três safras. Em 2022 estará disponível aos produtores de Café. A partir de 2023, estão previstos lançamentos para cana-de-açúcar e grandes culturas, em especial para soja, milho e algodão. O projeto inicia-se no Brasil, mas expande em um projeto global do Grupo Stoller, que hoje está presente em 56 países.
“Estamos muito animados com essa nova etapa da Cromai. Ampliaremos a atuação em campo com a digitalização do manejo agronômico. O momento é promissor e uma parceria desse porte nos possibilita levar, a mais produtores, essa inovação de alto nível tecnológico com resultados transformadores”, comenta Guilherme Barros Castro, cofundador e CEO da Cromai.
O produtor poderá decidir as ações de manejo, traduzido em resultados das informações em tempo real, além do funcionamento fisiológico e estado nutricional das
plantas, nível de cobertura vegetal, estande de plantas, temperatura foliar, intensidade e identificação de falhas e plantas daninhas e classificação da maturidade do grão de café.
A Cromai investirá no aumento de seu time, desenvolvimento e aprimoramento do portfólio de produtos e tecnologias, como softwares, aplicativos e sensores que embarcam os algoritmos de inteligência artificial. A empresa trabalha com o que há de mais avançado, destacando-se com modelos treinados com milhões de imagens de plantas com metodologias proprietárias exclusivas.
“Sem dúvida, essa parceria é mais um exemplo do pioneirismo da Stoller, que trará ainda mais possibilidades ao agricultor de usufruir de tecnologias de última geração em sensores e de inteligência artificial. Isso permitirá um monitoramento preciso do funcionamento das plantas e suas interações com o ambiente, para que os agricultores possam adotar manejos mais assertivos sob o ponto de vista da fisiologia da planta”, comenta Stella Cato, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Stoller do Brasil.
Sobre o Grupo Stoller
O grupo foi criado em 1970 por Jerry Stoller, com a visão de entregar aos clientes soluções comprovadas para a performance de plantas. Com o foco no produtor, a missão da Stoller é transformar o conhecimento em inovação, oferecendo soluções para a construção de uma agricultura mais eficiente. A Stoller é uma empresa multinacional presente em 56 países. Além de oferecer produtos biológicos, é líder mundial na nutrição e fisiologia vegetal, soluções que, integradas, possibilitam ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético das plantas, obtendo elevados níveis de produtividade.
Sobre a Cromai
A Cromai é uma startup pioneira na aplicação da tecnologia de fronteira, visão computacional que identifica padrões em imagens coletadas no campo para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas. A empresa é a primeira brasileira entre as 5 startups mais promissoras do mundo no mercado de Agro e uma das 100 startups para ficar de olho. Para se destacar no mercado, a Cromai conta com um time de agrônomos e desenvolvedores que atuam muito próximo aos clientes para trazer as melhores soluções para o agro brasileiro.
Resultados
A Cromai se destaca como pioneira em tecnologia de fronteira, visão computacional em conjunto de imagens capturadas a campo, entra com o intuito de avaliar o estande de plantas, infestações de plantas daninhas, cobertura vegetal, identificar deficiências ou distúrbios fisiológicos nas plantas, temperatura foliar e ação em tempo real e localizado. No Brasil, o estresse por altas temperaturas é drasticamente mais limitante para produtividade quando comparada a deficiência nutricional, desta forma, a tecnologia vem para trazer soluções para reduzir essas perdas.
Em 2021, a Cromai atingiu 50 mil hectares em cana-de-açúcar e 10 usinas, mil hectares em café e mil hectares em soja. Como impacto do uso da tecnologia pode-se exemplificar uma redução de 68% de herbicidas e de 66% do tempo de operação de campo em uma área de mil hectares de uma usina de cana-de-açúcar, gerando uma economia de R$ 82.000 para essa área, aliando mais eficiência e menos CO².
A parceria com Stoller busca aumentar a presença nos mercados de cana-de-açúcar, café e soja, atingindo, em 2 anos, o total de 600 mil hectares monitorados e soluções em 40 usinas de cana-de-açúcar. Iniciar a atuação em 2 novas culturas (milho e algodão), juntamente com os primeiros passos da internacionalização da tecnologia, são intuitos da parceria.
Redação: Equipe Mais Soja com informações da assessoria de imprensa Stoller