Em MG, aguarda-se a redução da umidade das lavouras em maturação para acelerar a colheita. As produtividades continuam superando as estimativas. No RS, a colheita diminui de ritmo devido à priorização da colheita da soja. As precipitações favoreceram as lavouras da safrinha.
Na BA, a colheita avança e as lavouras restantes apresentam desenvolvimento regular devido à irregularidade climática. No PR, a colheita se aproxima do fim, com boas produtividades alcançadas. No PI, a redução das precipitações causou redução na produtividade.
Milho 2ª Safra foi 97,9% semeado
Em MT, as chuvas continuam a ocorrer conforme a exigência do cereal, que apresenta ótimo desenvolvimento. No PR, as precipitações continuam irregulares, mas a maioria das lavouras apresentam boas condições. Em MS, a umidade disponível no solo favorece o desenvolvimento da cultura.
Em GO, as chuvas ocorridas favoreceram as áreas em enchimento de grãos no Sul. No entanto, elas continuam irregulares no Leste e Oeste, causando redução do potencial produtivo da cultura. Em MG, aumenta a pressão de pulgão e cigarrinha nos cultivos. No TO, muitas áreas entraram nos estágios reprodutivos e as precipitações ocorridas continuam a favorecer o desenvolvimento do cereal.
No MA, as chuvas frequentes favorecem o desenvolvimento da cultura em todas as regiões. No PI, apesar do atraso do plantio em algumas regiões, o desenvolvimento da cultura é satisfatório. No PA, as lavouras se desenvolvem bem em todas as quatro regiões.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 31 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab